Conhecido nos times cariocas esse ano, Dorival Júnior não tem agradado os últimos dois times que passou, Flamengo e Vasco, e saiu dos dois times em situações difíceis. No Flamengo a alegação era de salário muito alto e no Vasco, o treinador saiu da duas semanas atrás por causa de poucas vitórias e grande risco de rebaixamento. O treinador, hoje parece lutar por uma causa maior. Não pelo futebol do Fluminense e sim pelo futebol brasileiro. Ele é um dos líderes quando se trata dos direitos dos técnicos e parece ser esse seu foco. O Fluminense precisa vencer o já rebaixado Náutico dentro de casa e essa mudança de técnico pode ser boa para os jogadores se animarem a lutar pelo time nessa reta final. Contra o Corinthians (e os últimos times que o Flu enfrentou) vimos um Fluminense ruim, que não tinha nenhuma vontade de fazer gol ou se quer entrar em campo.
Luxemburgo foi demitido com 10 derrotas, apenas 7 vitórias e 9 empates. O Fluminense também irá acumular uma divida de 2 milhões por ter demitido o treinador antes do termino de seu contrato. Com Dorival, o clube foi mais cauteloso e assinou apenas por 5 jogos o que deixa claro que essa é a última aposta do time para esse ano.
O Fluminense ocupa o 18 lugar da tabela, sendo o terceiro pior time do campeonato e segundo pior do rebaixamento. Com 36 pontos e a 1 ponto da saída do rebaixamento, o tricolor carioca irá jogar 3 jogos dentro de casa e 2 fora de casa. Dentro de casa o time enfrenta um Náutico rebaixado, um São Paulo lutando pela Sul Americana e que vem de uma derrota para o Atlético Paranaense de 3-0 e o Atlético Mineiro que está com a cabeça em Marrocos. Na pior das hipóteses, o Flu perde 2 jogos dentro de casa. Isso seria o fim. A obrigação de vencer esses 3 jogos, como se fosse uma decisão, já que joga 2 jogos fora de casa muito difíceis, contra o Santos, que ainda busca a Libertadores, mesmo sendo difícil e o Bahia, na última rodada que pode ser uma partida para o rebaixamento, quem perde vai para a série B.
O Fluminense passa por um momento lamentável, para o time que esse ano iria brigar por mais um título do campeonato brasileiro e na pior da hipóteses, um G4, sem contar com a Libertadores e a Copa do Brasil que foi eliminado. O Flu errou quando demitiu Abel Braga, a partir desse momento, vi que o time iria cair cada vez mais até passar por essa situação.
E se não bastasse os problemas, caso o time caie para a série B, existem rumores de que próximo ano não terá UNIMED e mesmo se tiver, não será todo esse dinheiro. O tricolor depende do patrocinador praticamente para tudo e se perder dificilmente conseguirá reformular um bom time para subir a série A, mesmo tendo um dos melhores contratadores que é o Rodrigo Caetano.