11 de nov. de 2013

Na situação atual, é válido comemorar o título antes?

          Se formos analisar a tabela do campeonato brasileiro deste ano, vemos 5 rodadas faltando para o final, o Cruzeiro em primeiro colocado, com 71 pontos e o time que mais ameaça o clube mineiro é o Atlético Paranaense, com 58 pontos, ou seja, 13 a menos que o Cruzeiro. O Grêmio, terceiro colocado, que não tem mais nenhuma chance título, pode chegar a 69 pontos, se vencer todos os próximos 5 jogos e o Cruzeiro perder todos. Então, o único time que pode tirar o título do Cruzeiro é o Atlético Paranaense. Para isso acontecer, o clube Paranaense, teria que vencer todos os 4 jogos, empatar 1 e torcer para o Cruzeiro perder todos os próximos 5 jogos.
Tendo essas informações, da para saber que as chances de título do Atlético Paranaense é mínima. E se formos usar a lógica o Cruzeiro já seria campeão. Porém o futebol é conhecido por trazer grandes surpresas. E eu não acho que dessa vez possa acontecer. Mesmo assim o Cruzeiro ainda não é campeão, então não pode comemorar o título. Mas vamos ver o lado do Cruzeiro. Era o último jogo em casa, venceu por 3-0 e tirou as chances de título do Grêmio e ainda por cima precisa de um empate para ser campeão. Os jogadores ao final do jogo fizeram tudo que um time campeão faz. Deram entrevistas como se já tivessem conquistado o título, subiram na baliza, fizeram volta olímpica e ainda exibiram um troféu, que claramente não era o do brasileirão. Os últimos dois jogos que o Cruzeiro tem mando de campo é contra o Bahia e a Ponte Preta, dois times que estão em situação de rebaixamento, sendo que a Ponte ainda disputa a Sul Americana, nos dias de semana. O time não poderia comemorar o campeonato mais no Mineirão, pelo fato de ter tomado uma punição e terá que jogar longe do estádio, mas deve jogar no estado de Minas.
          Vendo os fato, acredito eu, que o Cruzeiro não tomou a decisão errada em comemorar o título. Que vale lembrar que não está totalmente garantido. Os torcedores compareceram ao estádio, como era esperado, e foi uma festa para a torcida. O Cruzeiro é hoje o clube praticamente campeão brasileiro e nesse meio de semana pode ser o campeão do campeonato brasileiro 2013, com 4 rodadas de antecipação.