Hoje a Ponte foi matematicamente rebaixada. O time até resistiu, começou marcando um gol sobre o forte Grêmio, mas sofreu o empate e não pode mais fugir do rebaixamento. As circunstâncias, da Sul Americana, ajudaram pra que a Ponte caísse para a série B com 2 rodadas adiantadas, mas os próprios torcedores deixam claro que o campeonato continental vale muito mais que a luta para se manter na elite do brasileiro. A Ponte quer fazer história, e estar pela primeira vez em uma final de campeonato continental, coisa que sua maior rival, o Guarani, já conseguiu. Agora é segurar o jogo em Mogi das Cruzes, contra o São Paulo, onde pode perder até por 2-0 e se classificar para a final da Copa Sul Americana.
As próximas 2 vagas ficam para 6 times. O Vasco e Coritiba são os que completam a zona de rebaixamento e os outros 4 com chances de cair são o Fluminense, Criciúma, Portuguesa e Bahia. Falarei especialmente sobre os dois cariocas, o Coritiba e o Criciúma, que são os que tem chance de completar na próxima rodada a zona de rebaixamento.
O Vasco conseguiu uma vitória boa contra o Cruzeiro. Encaixou o time, e conseguiu impedir que o campeão mineiro jogasse no primeiro tempo e aproveitou marcando dois gols, com Thalles e Edmilson. O Cruzeiro diminuiu e teve pressão no final, mas o Vasco conseguiu segurar os três pontos. O fator casa foi fundamental. Agora o time espera sair da zona no próximo jogo, onde deve lotar São Januário para enfrentar o Náutico, time já rebaixado. O que meu preocupa é o cruz maltino achar que esse jogo já está ganho. Se nos próximos dois jogos conseguir uma vitória e um empate, o Vasco vai a 45 e vai depender de outros resultados, portanto, a situação está longe de ser fácil.
O Fluminense voltou a demonstrar aquela vontade de ir pro rebaixamento no jogo contra o Santos. A derrota de 1-0 pro time, que jogou fora de casa, tornou possível uma volta ao rebaixamento nessa rodada, coisa que não aconteceu por causa do empate do Coxa com o Inter. O Flu está igualado ao Coritiba, com o número de 42 pontos e agora joga dentro de casa em jogo difícil contra o Atlético Mg, que está utilizando o campeonato brasileiro como uma forma de treino para o Mundial de clubes. O problema é a última rodada. O time irá decidir contra o Bahia, time que também tem chances de cair, e o time de Cristóvão jogará dentro de casa. Não acredito que o Flu consiga vencer lá. O negócio é torcer pra que o Bahia se garanta fora do rebaixamento na próxima rodada e vencer o Atlético Mg, pra ai sim, enfrentar um time que não luta por mais nada no brasileirão.
O Coritiba empatou com o Internacional, num jogo que colocou o Colorado fora de chances de ser rebaixado. Os próximos jogos são contra o Botafogo, dentro de casa e o São Paulo, fora. O Bota quer se classificar para a Libertadores e precisa vencer o Coxa pra continuar forte na disputa, e o jogo contra o São Paulo pode ser a despedida da equipe no ano, mas um time que ficará na zona neutra do campeonato brasileiro. Acredito que o Coxa vencerá o São Paulo, mas não o Botafogo, dificilmente não será rebaixada esse ano, uma pena para um time com um elenco que podia ser a "zebra" desse campeonato.
O Criciúma é o que mais reagiu até agora. Está a 5 jogos sem perder. Mais o negócio é olhar os próximos dois jogos. O time enfrenta o São Paulo dentro de casa, um jogo que pode ser fácil, pelo time não tá disputando nada e vai vim de uma semifinal difícil no meio de semana e pega um dos jogos mais difíceis dos times que jogam contra o rebaixamento. Na última rodada o tigre enfrenta o Botafogo, que, como já disse antes, luta pela Libertadores.