Uma velha discussão no futebol nacional voltou à tona. Após o Cruzeiro conquistar o seu terceiro título nacional, os defensores da disputa mata-mata apareceram com aquele argumento manjado.O campeonato de pontos corridos não tem emoção, não leva a torcida aos estádios. Não tem a magia de uma final. Do outro lado tem aqueles que dizem que os torneios mata-mata não privilegiam a melhor equipe, pois além de ter um time qualificado e competitivo, nesse tipo de competição outros fatores são fundamentais para uma conquistas, dentre eles, podemos citar até da sorte.
![]() |
O Cruzeiro de Borges e Dagoberto se tornou tricampeão com 4 rodadas de antecedência |
Mas, afinal quem está certo?
Bom, é errado querer ficar em cima do muro e não favorecer um ao outro. Por isso, digo aqui. Nos tradicionais campeonatos europeus, a fórmula dos pontos corridos ocorre há anos. Assim uma cultura foi criada e os torcedores cresceram assistindo suas equipes disputando um campeonato contra todos onde o melhor vencia. Por aqui, esse ano é apenas a décima edição do campeonato com esse fórmula. Antes, as várias reformulações que o Campeonato Brasileiro passou sempre tinha um mata-mata e consequentemente, uma final. Acredito que com o passar dos anos, o formato atual cairá nas graças da torcida brasileira. eas críticas diminuirão.
Vamos pegar por outro ponto de discussão. Quando um time desponta no campeonato e se encaminha para o título com antecedência, . Voltamos então, aos campeonatos europeus, mas precisamente no Campeonato Espanhol. Há dez temporadas, o título alterna entre Real Madrid e Barcelona. Durante o campeonato, as duas equipes se desgarram das demais, formando um campeonato particular entre elas. Os demais clubes ficam lutando por colocações intermediárias da tabela. Agora me digam, imagina se no Brasil todo ano as mesmas equipes lutassem pelo campeonato? Mas, não, por aqui, temos todo ano uma equipe destoando. Esse ano, o Cruzeiro. Ano passado Fluminense e Atlético, Em 2011, Corinthians e Vasco. E por aí vai. O futebol brasileiro tem as suas particularidades que sempre aparecem no Brasileirão.
![]() |
Flamengo 2009 se tornou campeão na última rodada com gol de Ronaldo Angelim |
Finalizando, é claro que um campeonato decidido na última rodada dá uma emoção diferente na conquista de um título. Isso é sem discussão. Quem não se lembra da arrancada do Flamengo nas últimas rodadas, em 2009, que culminou na conquista do hexacampeonato. Mas o que falar do super time do São Paulo de 2007, que com uma defesa sólida, conquistou o seu quinto título brasileiro. Enfim, não importa, como acabe o campeonato, mas o atual formato veio pra ficar e o brasileiro vai ter que se acostumar a reverenciar o campeão aquele time com o melhor futebol apresentado.