-Descartados
Matematicamente existe chance do Internacional e Portuguesa serem rebaixados, mas já posso considerá-los na série A do próximo ano. Para que algo desse tipo aconteça, o Fluminense, Vasco, Coritiba e Criciúma precisam vencer por pelos menos 6-0 para que sobre pra algum dos dois times. Algo que não vai acontecer na última rodada. Sem contar que o Internacional vai enfrentar, dentro de casa, o time reserva da já rebaixada Ponte Preta e a Portuguesa enfrenta em casa, um Grêmio que estará praticamente classificado para a Libertadores do próximo ano. Acredito em uma vitória do colorado e em um empate da Portuguesa.
-Garantido
No jogo de hoje, o Bahia, que tinha chance até essa rodada, se garantiu na série A do próximo ano após vencer fora de casa o Cruzeiro por 2-1. Com 48 pontos e na décima segunda colocação, seria matematicamente impossível do tricolor baiano ser rebaixado. O time fecha o campeonato dentro de casa, contra o Fluminense.
-Cariocas
Vasco e Fluminense estão na zona de rebaixamento. Ontem, o tricolor empatou com o Atlético Mineiro em 2-2 no Maracaña e está na última posição, dos que ainda lutam contra o rebaixamento, com 43 pontos e precisa vencer o Bahia fora de casa, além de contar com uma derrota de Criciúma, Coritiba ou Vasco para continuar na série A. O Vasco venceu hoje o Náutico por 2-1, também no Maracaña, com gols de Willie e Bernardo. O time está em primeiro colocado na zona de rebaixamento e enfrenta fora de casa o Atlético Paranaense, precisando vencer e torcer contra Coritiba e Criciúma.
-Tigre e Coxa
Os dois são os que tem mais chances de entrar no rebaixamento na próxima rodada e ir para a série B. O Criciúma vive uma situação melhor que o Coritiba, já que tem um ponto a mais. Porém o saldo de gols não ajuda, enquanto o do Coxa é de -4, o do Tigre é de -11. A vida do Criciúma está mais difícil. Vai enfrentar o Botafogo, fora de casa, com o time carioca precisando da vitória para se classificar para a Libertadores (isso se a Ponte não ganhar a Sul Americana). O Coritiba enfrenta, também fora de casa, o São Paulo, que não disputa por mais nada no campeonato brasileiro.