13 de abr. de 2014

Clássico é clássico e vice-versa

O campeonato estadual é sem dúvida o pior campeonato envolvendo times da série A do Brasil. É algo desnecessário, com poucos jogos interessantes, ingressos altos e estádios vazios. Um campeonato estadual é irregular. Tem 2,3 ou 4 times que se sobressaem e outros times bem mais a baixo que apenas disputam e ás vezes, quase nunca, conseguem levantar a Taça. No Rio teremos Vasco x Flamengo, um clássico que ficou difícil de se ver em finais de campeonato carioca, sendo que o Flamengo tem a vantagem do empate e o Vasco a vantagem do descanso e da decepção Flamenguista. Em Minas temos, o que pode ser considerado, os dois melhores times do Brasil, com o primeiro jogo empatado e o Cruzeiro com vantagem, ambos estão classificados para a próxima fase da Libertadores e são os preferidos do Brasil para conquistarem o título. No Gaúcho o Internacional venceu por 2-1 o Grêmio no primeiro jogo e agora joga no Centenário, precisando de um empate para vencer o Gauchão. No baiano tem o grande Ba-Vi com o segundo jogo sendo na casa do Vitória, que precisa vencer por 2-0 para conseguir um empate e levar pros pênaltis. Catarinense tem Figueirense x Joinville. No goiano tem Goias x Atlético GO.

Com o Pernambucano praticamente definido entre Náutico e Santa Cruz, apenas dois estaduais (os mais importantes) está sem clássicos para as finais. No paranaense não deu nem pro Coxa e nem pro Atlético Paranaense, com a final sendo Londrina e Maringá (primeiro jogo 2-2). Em São Paulo a grande surpresa veio por parte do Ituano, que eliminou o Palmeiras na semifinal e venceu o primeiro jogo da final contra o Santos por 1-0, precisando de um empate para sair com o título.

De 8 estaduais aqui contados apenas 2 não vão terminar em clássico de grande escalas. O campeonato estadual é uma festa para os clássicos acontecerem e lotarem os estádios na reta final e durante a primeira fase do campeonatos, quando os mesmos se encontram. Em São Paulo tinha mais chance de ter clássicos com Palmeiras, São Paulo e Corinthians de fora da decisão, nenhum deles conseguiram chegar, no Parana o Atlético e Coritiba foram eliminados na semifinal. O campeonato estadual é apenas para os times grandes e fica difícil mantê-lo assim por mais de 1 mês apenas para terem alguns jogos que terão torcedores e pessoas assistindo.