13 de abr. de 2014

Vitória empata com Bahia, mas o Tricolor de Aço conquista o Baianão

O clássico Ba-Vi teve um tempero salgado no acarajé. No primeiro jogo, o Bahia venceu por dois a zero. Com isso, o Vitória precisava de dois gols para levar a disputa para os pênaltis. Porém, na primeira etapa, o Bahia abriu dois a zero, com gols de Fahel e Lincoln. Na segunda etapa, os dois laterais empataram para o Rubro-Negro: Ayrton e Juan. Mas o título ficou com o Tricolor de Aço, que conquista o 45° Campeonato Baiano.

Com pouco mais de 5 minutos de jogo, o clima esquentou entre o atacante baiano Rayner e o lateral Ayrton após uma falta na lateral do campo e os dois foram punidos com cartão amarelo.

Aos 20 minutos de jogo, o placar foi aberto. Em falta batida na lateral do campo por Anderson Talisca, o volante Fahel se antecipou a Wilson e de cabeça colocou a bola para dentro do gol, aumentando a vantagem baiana para 3 a 0 no placar agregado.

Inspirado, Fahel teve outra chance clara de gol, aos 40 minutos, quando ficou frente a frente com Wilson, mas chutou pra fora, raspando a trave. Se não marcou o segundo, deu o passe para Lincoln, sozinho, ampliar o placar a 3 minutos do final da primeira etapa. Após o apito do juiz, boa parte da torcida do Vitória deixava o estádio com a certeza de que seria impossível reverter o placar de 4 a 0 em apenas 45 minutos.

O Vitória voltou melhor para o segundo tempo, mas nas arquibancadas, a torcida brigava entre si e contra a polícia. Aos 10 minutos, Ayrton teve a chance de diminuir a vantagem em cobrança de falta na entrada da área mas José Wilson quis surpreender e bater rápido mas a bola ficou na barreira. Cinco minutos mais tarde, Diego Macedo colocou o braço na bola e o árbitro marcou pênalti. O lateral do Vitória Juan bateu e fez o primeiro do rubro-negro.

Mas a noite não era mesmo do Vitória e aos 17 minutos, Matheus Salustiano fez falta em Rhayner e recebeu o cartão vermelho. Na frente no placar e com um jogador a mais, o Bahia foi pra cima e quase ampliou a vantagem com Talisca.

Ayrton conseguiu marcar um belo gol dez minutos mais tarde e empatou o clássico em Pituaçu.

Mas era tarde. Bahia campeão!