15 de mai. de 2014

Botafogo começa bem, mas erros sucessivos e Ramon colocam água no chopp e mais uma derrota na conta

Sheik tentou, mas Botafogo cai frente ao Goiás. (Foto: SS Press)
A torcida compareceu, a confiança estava em dia, tudo conspirava a favor do Fogão. A partida começou quente, com as duas equipes indo pra cima e tentando criar as chances. O clube carioca dominou a maior parte dos 45 minutos inicias, tocando bem a bola e chegando ao gol com perigo. Em um desses lances Bolatti fez passe em profundidade para Sheik, o atacante ficou cara a cara com Renan mas chutou por cima. O time Esmeraldino tentava responder a altura e em boa jogada pela esquerda, o zagueiro Jackson rola a bola para Amaral dentro da área, o volante finaliza e Jefferson efetua a defesa. Próximo do fim do 1° tempo o jogo ficou truncado e os times começaram a errar muitos passes o que prejudicou a conclusão de boas jogadas. Entretanto, os times ainda criaram chances, primeiro Botafogo. Com lançamento de Edílson pela direita para Daniel, o meia juiz forano adentra a grande área e cruza, mas a zaga corta. Já próximo do fim, o zagueiro Dória é desarmado por Danilo no meio campo, o atacante dispara com a bola dominada, mas finaliza mal e desperdiça a chance.

Na volta para a segunda etapa, logo nos minutos iniciais o time de General Severiano mostrava empenho, e aos 4 minutos Emerson e Daniel tabelam na entrada na área, o atacante dica de frente para o gol, apenas Renan poderia impedir o gol. E ele o fez, Sheik se desequilibrou e finalizou mal, facilitando a defesa do goleiro. A equipe goiana não deixou barato e 4 minutos depois, David lança a bola por trás da zaga do Botafogo dentro da área, o camisa 10 Ramon infiltra, domina e toca cruzado no cantinho sem chances de defesa para Jefferson. Estava instaurado o caos no Glorioso, o time não conseguia mais criar, caiu visivelmente de produção e se deixou dominar. E em novo erro de Dória que passou a bola na fogueira, Esquerdinha domina e segue em direção ao gol, mas finaliza mal e desperdiça outra chance. Com o que se via em campo a derrota mínima era lucro, porém Ramon tirou a noite para estragar a festa botafoguense em Juiz de Fora, e aos 24 minutos com uma jogada igual a do primeiro gol ele recebe lançamento na área, tira Jefferson do lance de calcanhar passa para Danilo, o atacante tem apenas o trabalho de rolar a bola para dentro da meta e sair pro abraço. O golpe foi forte, e suficiente para espantar alguns torcedores que deixaram o Estádio Radialista Mário Helênio logo após o gol, e irritar os que ficaram. A ansiedade tomou conta e no desespero o time tentava jogar mas não era suficiente, forçando muitas jogadas e insistindo na bola aérea sem sucesso, Botafogo se viu frente a mais uma derrota. A boa fase não durou muito, apenas 4 dias separaram a goleada sobe o Criciúma da derrota "em casa" para o Goiás.

Destaques para as atuações de Ramon que participou decisivamente dos dois gols da partida. E do lado carioca para Emerson, que mesmo com a derrota da equipe foi o jogador que mais levou perigo à meta adversária e no fim da partida mandou recado para seus companheiros:

-Não é individualizando, serve para todo mundo, para mim e para todos os outros. Saber que não é o melhor time do mundo e que, se todo mundo não correr com igualdade... Saber que é um time que não está tão acima, mas pode se tornar competitivo. Para ser competitivo tem que mentalizar e ser inteligente para algumas coisas, senão realmente fica difícil. Temos a semana inteira para colocar a cabeça no lugar e pensar sobre tudo - polemizou Sheik.

Arthur de Oliveira Eugênio