Foi muito além do que se imaginava a punição ao atacante uruguaio Luis Suárez, pela mordida no zagueiro Chiellini, da Itália, na partida entre sul-americanos e europeus, na ultima terça-feira (24), que rendeu a vaga a seleção do Uruguai. O atleta recebeu da FIFA, a pena de nove jogos de suspensão mais quatro meses sem poder participar de qualquer atividade relacionada ao futebol. Com isso, Suárez está fora da Copa e também poderá ter como consequência, sua não transferência para algum outro clube nesta janela europeia do meio do ano.
 |
Foto: AFP |
O jogador do Liverpool vinha tendo uma bela campanha nesta Copa do Mundo, juntamente com sua seleção, isso porque o atacante vinha de um séria lesão no joelho, e mesmo assim, conseguiu a recuperação em menos de um mês e ainda fez uma partida excepcional diante da Inglaterra, no jogo em que manteve a seleção uruguaia viva no Mundial.
Não é a primeira vez que Suárez morde um adversário, isso já aconteceu primeiramente em 2010, quando o atleta mordeu o volante Bakkal do PSV, quando ainda defendia o Ajax. Posteriormente, em 2013, o atacante fez o mesmo com Ivanovic do Chelsea, quando já atuava com a camisa vermelha do Liverpool. E até mesmo contra o próprio Chiellini, também no ano passado, quando Luis é flagrado tentando uma mordida no italiano, em partida pela Copa das Confederações, mas dessa vez sem "sucesso".
Com a suspensão, a seleção celeste não poderá mais contar com seu principal atacante não apenas nesta Copa do Mundo, como também nas eliminatórias sul-americanas pela próxima Copa do Mundo, sendo que dependendo de até onde os uruguaios caminhem neste Mundial, podem ficar sem seu jogador em praticamente metade da campanha nas eliminatórias.
João Pedro Almeida