28 de jun. de 2014

Colômbia vence Uruguai, e enfrenta o Brasil nas quartas

A Colômbia mostrou porquê é considerada a melhor geração desde Rincón e Valderrama. Com um futebol de brilhar os olhos, a seleção comandada por Jose Pekermann venceu o Uruguai por 2 a 0, com dois gols de James Rodriguez, artilheiro isolado da Copa do Mundo com 5 gols. Agora, a Colômbia enfrenta o Brasil nas quartas de final na próxima sexta-feira, às 17h, em Fortaleza. Pela primeira vez na história, a Colômbia chega a essa fase.

Quando a bola rolou no Maracanã, era nítida a raiva em cada jogador uruguaio. O motivo não poderia ser outro: a punição à Luis Suárez, principal jogador da seleção Celeste. E essa raiva era proporcional ao surto de euforia dos colombianos, que faziam a festa no Rio de Janeiro.

Dentro das quatro linhas, a Colômbia era muito mais talentosa, tinha posse de bola e velocidade. E um diferencial: James Rodriguez. Aos 27 minutos, Rodriguez dominou no peito, e sem deixar cair já emendou de canhota.A bola ainda bateu no travessão antes de entrar. Um golaço. Digno de Maracanã. Delírio amarelo. Sofrimento azul.

O começo do segundo tempo ainda não estava munido de definições. Afinal, o Uruguai é um time aguerrido e que não desiste nunca, vide o gol de Godín contra a Itália aos 35 minutos do segundo tempo. Já a Colômbia, poderia ficar recuada e jogar por mais uma bola. Para definir o jogo. Mas nem foi preciso. Aos quatro, Armero, da esquerda, mandou na cabeça de Cuadrado, que ajeitou para James Rodriguez completar para a rede: 2 a 0, quinto gol do camisa 10 na Copa.

Depois do gol, o Uruguai começou a se soltar. E o goleiro Ospina foi fazendo boas defesas. Mas não havia tempo para mais nada. Classificação histórica garantida. Ao Uruguai, resta dizer que o fantasma foi enterrado.