O primeiro tempo começou com Camarões indo para cima, tentando aplicar a zebra nos crotas, as boas jogada criadas principalmente pelos lados do campo com Aboubakar e Moukandjo. Mas o abafo não durou muito tempo, e aos 11 minutos veio cruzamento da direita, passou por N'Koulou e sobrou para Perisic que só rolou para Olic abrir o placar. O jogo melhorou para os croatas aí, as melhores jogadas estava partindo deles, e 5 minutos depois veio novamente cruzamento na área sobrando para Perisic, mas Itandje salvou. O nervosismo camaronês apareceu de vez, e aos 39 minutos Alex Song agrediu Mandzukic com um soco nas costas em lance sem a bola e foi expulso. Enquanto isso os croatas colocavam a bola no chão e trocavam passes sem pressa.
A segunda etapa começa muito melhor para a Croácia, além da vantagem de um gol, ele tinha na mão também a vantagem numérica. Os benefícios que a expulsão de Song trariam durante todo o restante de jogo começou a ser refletida logo aos 2 minutos com gol de Perisic. A pressão era toda do lado vermelho e branco, a falta do volante expulso e o nervosismo da equipe deu campo para que o jogo fluísse e mais chances fossem criadas. Camaroneses até tentavam, mas raramente e sem perigo iminente. A pressão da Croácia era melhor, e aos 16', Mandzukic marcou o terceiro dando início ao chocolate, a bola veio na área e o centroavante testou firme contra a meta de Itandje. O jogo aéreo ganhou força realmente com a volta de Mandzukic, e para provar isso ele marcou mais um aos 27' na falha da zaga que o deixou sozinho na área. A partida já ia se aproximando do fim, mas jogo termina só quando acaba. E pra fechar com chave de lata, Assou-Ekotto e Moukandjo discutiram e trocaram empurrões dentro de campo, o juizão não viu e nada fez.
A fragilidade emocional do conjunto camaronês e a estrela sem brilho do craque Eto'o marcam a eliminação precoce da equipe na Copa do Mundo. A última partida contra o Brasil é perigosa sim, eles jogam sem compromisso nenhum e não querem sair do Mundial sem marcar um pontinho sequer. A equipe de Felipão é melhor sim, mas o futebol apresentado contra o México pode ser suficiente para Camarões, mas não para ganhar a Copa. Mandzukic marcou sua volta após a punição marcando duas vezes e com a entrada dele o jogo croata muda um pouco, as bolas aéreas são mais acionadas e a presença dentro da área aumenta. Bom para eles e ruim para o México que os enfrenta na rodada 3 e foi bem frágil defensivamente nas jogadas pelo alto.