11 de jun. de 2014

Plantão na Copa - Grupo G: Favoritos e figurantes

Bem amigos do Plantão do Futebol, é chegada a grande hora da disputa do maior torneio mundial - a Copa do Mundo de Futebol. Ah, como diria Galvão Bueno, haja coração pra essa disputa. E, atento ao gosto elevado da leitura de vocês, estamos lançando algumas crônicas sobre os grupos da competição desse ano. Essa será a primeira - de muitas - Copa do Plantão e nós traremos todos os detalhes para vocês, começando com esse guia de cada grupo e cada seleção que estará em nosso país. Afinal, como diz nosso slogan, informar é a nossa missão!

Posts anteriores:

GUIA DO GRUPO A
 

                                                      ALEMANHA                                                    


O CAMINHO ATÉ AQUI:

A Alemanha ficou no Grupo C das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo FIFA de 2014 foi formado por Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroé e Cazaquistão. Em 10 jogos, a equipe comandada por Joachim Low venceu 9 jogos e empatou apenas um. Aproveitamento de quase 95%. Além disso, teve o melhor ataque fazendo 36 gols, e a melhor defesa, sofrendo apenas 10.

CONVOCADOS:

Goleiros: Manuel Neuer (Bayern Munique), Roman Weidenfeller (Borussia Dortmund) e Ron-Robert Zieler (Hannover)

Defensores:  Eric Durm, Kevin Grosskreutz e Mats Hummels (Borussia Dortmund), Jerome Boateng e Philipp Lahm (Bayern Munique), Benedikt Hoewedes (Schalke 04) e Per Mertesacker (Arsenal – Inglaterra)

Meio-campo: Bastian Schweinsteiger, Mário Goetze e Toni Kroos (Bayern Munique), Christoph Kramer (Borussia Monchengladbach), Julian Draxler (Schalke 04), Matthias Ginter (Friburgo), Mesut Ozil (Arsenal – Inglaterra) e Sami Khedira (Real Madrid – Espanha)

Atacantes: Thomas Muller (Bayern Munique), André Schurrle (Chelsea – Inglaterra), Lukas Podolski (Arsenal – Inglaterra) e Miroslav Klose (Lazio – Itália)

HISTÓRICO:

Nas duas últimas edições da Copa, a equipe alemã não conseguiu chegar à final. Porém, conseguiu dois terceiros lugares. Hoje, a equipe alemã é renovada e apresenta bons talentos, como Gotze e Schurle. Com certeza será um adversário indigesto para qualquer outra seleção que quer o título. A Alemanha busca o seu quarto título. O último foi em 1990.

EXPECTATIVAS:

A Alemanha tem um poderio muito forte, tanto na defesa quanto no ataque. Porém, não chegará à final, pois há outros adversários que possuem uma técnica mais avançada, como Argentina e Espanha.

PALPITE:

Pode chegar a final.

PORTUGAL


O CAMINHO ATÉ AQUI:

O Grupo F das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo FIFA de 2014 foi formado por Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. Os patrícios decepcionaram e ficaram em segundo lugar, atrás da Rússia, que se classificou diretamente para a fase de grupos da Copa. Portugal teve que remar, e jogou contra a Suécia, de Ibrahimovic. O encontro estava marcado: Cristiano Ronaldo x Ibrahimovic. Cristiano se deu melhor. O craque lusitano fez todos os 3 gols marcados e conseguiu classificar Portugal à Copa.

CONVOCADOS:

Goleiros: Beto (Sevilha), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting).

Defensores: André Almeida (Benfica), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid) e Ricardo Costa (Valência).

Meio-campo: João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (D. Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica), William Carvalho (Sporting) e Rafa (SC Braga).

Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (SC Braga), Hélder Postiga (Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Nani (Manchester United), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).

HISTÓRICO:

A melhor colocação de Portugal é o 3º lugar em 1966 com brilhantes atuações de Eusébio, o maior jogador português de todos os tempos. Em 1986 e 2002 os portugueses não passaram da primeira fase, frustrando a sua torcida. Em 2006 Portugal apareceu como uma das seleções favoritas ao título, mas ficou em 4º lugar. Apesar de nunca ter vencido uma Copa do Mundo ou o Campeonato Europeu Portugal é um celeiro de craques. O maior êxito da seleção portuguesa foi o vice-campeonato europeu em 2004, torneio sediado em Portugal e que foi surpreendentemente vencido pela Grécia, a qual não conseguiu se classificar para a Copa da Alemanha de 2006. Em 2010, os Patrícios ficaram nas oitavas de final, quando foram derrotados para a Espanha por 1 a 0.

EXPECTATIVAS:

Junto com a Alemanha, a seleção portuguesa irá se classificar. As duas seleções são as mais fortes do grupo. Porém, Portugal não avançará muito, e o seu inédito título não chegará.


PALPITE: 

Cai nas oitavas de final.

GANA


O CAMINHO ATÉ AQUI:
Em 8 jogos, Gana venceu 6, ficando na primeira colocação nas eliminatórias. Depois, na fase final, os ganeses venceram o Egito. Na primeira partida, os ganeses fizeram 6 a 1, liquidando quaisquer chances da equipe adversária passar. No jogo de volta, os egípcios tentaram uma reação, mas apenas venceram por 2 a 1.


CONVOCADOS:

Goleiros: Fatau Dauda (Orlando Pirates), Adam Kwarasey (Stromsgodset) e Stephen Adams (Aduana Stars)

Defensores: Samuel Inkoom (Platanias), Daniel Opare (Standard Liège), Harrison Afful (Esperance), John Boye (Rennes), Jonathan Mensah (Evian) e Rashid Sumalia (Mamelodi Sundowns)

Meias: Michael Essien (Milan), Sulley Muntari (Milan), Rabiu Mohammed (Kuban Krasnodar), Kwadwo Asamoah (Juventus), Emmanuel Agyemang-Badu (Udinese), Afriyie Acquah (Parma), Christian Atsu (Vitesse), Albert Adomah (Middlesbrough), Andre Ayew (Olympique Marseille) e Wakaso Mubarak (Rubin Kazan)

Atacantes: Asamoah Gyan (Al Ain), Kevin-Prince Boateng (Schalke 04), Abdul Majeed (Valenciennes) e Jordan Ayew (Sochaux)

HISTÓRICO:

É uma das maiores forças do futebol africano. Venceu quatro vezes a Copa das Nações Africanas em 1963, 1965, 1978 e 1982 e foi quatro vezes vice-campeão em 1968, 1970, 1992 e 2010. Venceu cinco vezes a Copa da África Ocidental em 1982, 1983, 1984, 1986 e 1987. E participou duas vezes da Copa do Mundo (2006, 2010). Na Copa do Mundo FIFA de 2006, foi a única seleção da África a passar para a segunda fase da competição, após eliminar a então favorita República Theca. A Seleção Ganesa de Futebol foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final, ao perder por 3 a 0, ficando na 13ª posição na classificação final. Em 2010, a seleção foi eliminada pelo Uruguai na disputa de pênaltis.

EXPECTATIVAS: 

Não terá chance de pressionar Portugal e muito menos a Alemanha, embora tenha evoluído nos últimos quatro anos. Brigará com os EUA para não ser a última do grupo.

PALPITE: 

Cai na primeira fase.

EUA

 
O CAMINHO ATÉ AQUI:

Os Estados Unidos entraram apenas na terceira fase das eliminatórias da CONCACAF.  As seis equipes mais bem classificadas no ranking da FIFA iniciaram a corrida pela Copa do Mundo a partir dessa fase, junto as outras seis equipes classificadas da segunda fase(Panamá, El Salvador, Antígua e Barbuda, Canadá, Guatemala e Guiana). Os EUA ficaram no grupo A, ao lado de Jamaica, Guatemala e Antígua e Barbuda. Em seis jogos, foram 4 vitórias, 1 empate e uma derrota. A equipe se classificou para a quarta e última fase. Em 10 jogos, os norte-americanos venceram sete, empataram uma e perderam outras duas.

CONVOCADOS:

Goleiros: Brad Guzan (Aston Villa-ING), Tim Howard (Everton-ING), Nick Rimando (Real Salt Lake)

Defensores:  DaMarcus Beasley (Puebla-MÉX), Matt Besler (Sporting Kansas City), John Brooks (Hertha Berlin-ALE), Geoff Cameron (Stoke City-ING), Timmy Chandler (Nürnberg-ALE), Omar Gonzalez (LA Galaxy) Fabian Johnson (Hoffenheim-ALE), DeAndre Yedlin (Seattle Sounders FC)

Meias: Kyle Beckerman (Real Salt Lake), Alejandro Bedoya (Nantes-FRA), Michael Bradley (Toronto FC), Brad Davis (Houston Dynamo), Mix Diskerud (Rosenborg-NOR), Julian Green (Bayern Munich-ALE), Jermaine Jones (Besiktas-TUR), Graham Zusi (Sporting Kansas City)

Atacantes: Jozy Altidore (Sunderland-ING), Clint Dempsey (Seattle Sounders FC), Aron Johannsson (AZ Alkmaar-HOL), Chris Wondolowski (San Jose Earthquakes)

HISTÓRICO: 

Em 2014, a Seleção dos Estados Unidos fará sua 10ª participação em Copas do Mundo. Até hoje, foram 29 jogos em Mundiais, com 7 vitórias, 5 empates e 17 derrotas, 32 gols-pró e 56 gols-contra. A sua primeira participação ocorreu em 1930, no Uruguai. Esta será a sétima participação seguida. A melhor campanha foi em 2002, quando foi eliminada nas quartas de final pela Alemanha.

EXPECTATIVAS:
Brigará com Gana para não ser a última do grupo.

PALPITE: 

Cai na primeira fase.

Bom, leitores, espero que tenham apreciado a leitura e, principalmente, conhecido um pouco mais a história e as expectativas de cada equipe.

Por: Rafael Requeijo - Alemanha e EUA - e Maria Joana Giareton - Gana e Portugal.