23 de mar. de 2015

Barcelona vence "El Clasico" e se firma na liderança do Espanhol


O Barcelona voltou a vencer o "El Clasico", após perder por 3 a 1 no primeiro turno. Em um jogo com muita qualidade técnica, o time Catalão demorou para encaixar o seu bom e velho estilo de jogo. Luis Enrique, que preferiu poupar o volante Sergio Busquets, optou por adiantar Javier Mascherano para o meio campo e colocar o zagueiro recém contratado, Mathieu. Uma excelente aposta do técnico espanhol. O zagueiro precisou de apenas 18 minutos para mostrar que o treinador tinha acertado na decisão. 


Em falta cobrada por Lionel Messi, Mathieu aproveitou a falta de atenção da defesa Madridista e cabeceou bem forte, sem chances para o goleiro Casillas. Assim abria o placar favorável para a equipe Catalã no inúcio do jogo. Porém, o Real Madrid era quem estava melhor nos primeiros 45 minutos de jogo. E não demorou muito para igualar o placar. Aos 32 minutos, em bela jogada do trio "BBC", Bale lançou Karim Benzema, que deu uma excelente assistência de calcanhar para Cristiano Ronaldo igualar o placar. O gol trazia novas emoções para a partida. Estava dado o início ao "El Clasico". A equipe de Madrid continuou no controle do jogo, com grandes chances de passar à frente no placar, porém, todas oportunidades foram bem defendidas pelo goleiro Claudio Bravo.

As equipes foram para o intervalo e voltaram sem alterações. O bom primeiro tempo do Real Madrid, fez com que o Barcelona acordasse para a partida. Com cerca de 98.000 mil torcedores, o Camp Nou vinha a baixo, os torcedores faziam sua parte de incentivo ao clube. Mais atento, com mais velocidade e toque de bola preciso, o Barcelona não demorou muito para conseguir seu gol. Logo aos dez minutos do segundo tempo, em excelente lançamento do lateral Daniel Alves, Suárez só precisou de dois toques na bola para colocar a equipe novamente a frente no placar. 

Em entrevista coletiva, Luis Enrique fez questão de expôr sua opinião sobre a contratação de Luis Suarez. O treinador catalão disse: "O gol de Suarez está ao alcance de poucos, por isso pagamos o que pagamos por ele."

O gol fez com que a equipe tomasse frente da partida. Do segundo gol em diante, o domínio catalão foi absoluto. O trio "MSN" com Messi, Suárez e Neymar, funcionava, mas, não conseguiam fazer o gol. Inúmeras chances criadas e desperdiçadas, a torcida ficava aflita com o passar do tempo, pois todos sabem do poder de contra ataque do Real Madrid. Com trocas objetivas, Luis Enrique colocou mais velocidade e experiência. Colocando a campo Xavi e Rafinha, o Barcelona tomou conta do meio campo e não passou mais sufoco durante a partida. Messi era o responsável por levar o Barcelona ao ataque e controlar a velocidade do jogo. Papel muito bem feito pelo Argentino. O Barcelona selou sua vitória e assim se garantiu na liderança da liga. 

(FOTO: Mosaico feito pela torcida do Barcelona no "El Clasico")

Agora com quatro pontos a frente do seu maior rival, Real Madrid, o Barcelona teria mais tranquilidade para trabalhar. A equipe vem em grande desenvolvimento. Muito criticado nos últimos tempos, Luis Enrique provou em campo que pode ser o técnico ideal para a equipe Catalã. Seus números superam o de Pep Guardiola, que foi contemplado com sua era pelo vistoso futebol e inúmeros títulos. 

Luis Enrique após ser perguntado sobre a liderança do Barça, disse: "Estamos em primeiro como queríamos. O Barça é lider por méritos próprios e estou contente com o que vejo. Este foi um jogo completo entre duas das melhores equipes do planeta. Uma vitória bonita frente ao nosso principal adversário, mas em hipótese alguma decisiva" 


O Campeonato Espanhol terá uma pausa por conta da Data FIFA. As partidas voltarão a ocorrer a partir do dia 05/04 pela 29ª rodada. Restando apenas dez rodadas, o Barcelona se mantém na liderança com 68 pontos.