9 de mar. de 2015

Danilo, o homem dos clássicos

Mister clássico: Danilo marcou outro no rival
Danilo marcou o gol da vitória corintiana no último clássico Majestoso.
Foi o 6º gol que ele marcou contra o São Paulo.
Quando foi contratado pelo Corinthians, Danilo chegou como uma das grandes contratações para o centenário alvinegro juntamente com nomes como: Tcheco, Iarley e Roberto Carlos. O início foi complicado para o meio-campista e, com atuações irregulares, não foi titular pela temporada toda. Mas logo na chegada ele começou a escrever a sina de fazer gols em cima dos maiores rivais corintianos e essa fama de carrasco está em vigor até os dias atuais. 

O primeiro gol com a camisa do Corinthians foi em um jogo contra o São Paulo, curiosamente o clube em que ele tinha tido a passagem de maior destaque no cenário nacional conquistando a Libertadores e o Mundial Interclubes em 2005.

No ano seguinte, Danilo começou a se firmar como um dos líderes da equipe e teve sua melhor atuação novamente contra o tricolor paulista em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, onde marcou um lindo gol e participou de outros três no jogo que foi 5x0 para o Timão. E a temporada de 2012 foi a que consolidou Danilo como grande ídolo da fiel torcida. Os títulos da Libertadores e do Mundial tiveram fundamental participação do maestro, que foi apelidado carinhosamente pela torcida de “Zidanilo” (em referência ao craque francês Zidane).

Foi na semifinal da Copa Libertadores que ele se credenciou também como carrasco do também rival Santos, ao marcar o gol que classificou o Corinthians para a final e respectivamente eliminou a equipe santista. Neste ano, o jogador se transformou também em carrasco do maior rival Palmeiras, por ter marcado o gol do empate corintiano no final da partida no Campeonato Brasileiro do ano passado (provavelmente o último derby paulista no Pacaembu), e principalmente por balançar as redes do novíssimo Allianz Parque e garantir a vitória corintiana no primeiro clássico da nova Arena Palmeirense.

Hoje, Danilo figura como jogador mais experiente do elenco e tem papel importantíssimo no esquema tático do técnico Tite mesmo não sendo titular absoluto. Ele tem 257 jogos com a camisa do Corinthians, e marcou 28 gols, sendo 11 em clássicos.

Este é um grande exemplo de que “panela velha é que faz comida boa”.


Lucas Nascimento
@lucasjr_10