14 de mar. de 2015

Só vale golaço! Arsenal vence West Ham e encosta na vice-liderança

O Arsenal, jogando em casa, no Emirates Stadium, em Londres, venceu o West Ham pelo placar de 3 a 0, em partida iniciada as 12h (horário de Brasília), válida pela vigésima nona rodada da Premier League. Os gols foram marcados por Giroud, Ramsey e Flamini, todos construídos em grandes jogadas coletivas.

Durante todo o primeiro tempo, o Arsenal dominou as ações, mas esbarrava ou no goleiro Adrián, ou no pé descalibrado de seus atacantes, principalmente de Walcott. O jogo parecia que iria para o intervalo com um empate sem gols, até que aos 45 minutos, em uma linda triangulação, Giroud "roubou" a bola de Ramsey e acertou um belo chute, para deixar o clube londrino em vantagem.

Na volta para o segundo tempo, o West Ham chegou a imprimir uma pressão, mantendo o Arsenal acuado em seu campo de defesa, porém não conseguia criar uma chance clara de gol. Só na marca dos 35 aos 40 minutos da segunda etapa que o Arsenal mataria o jogo. E em grande estilo. Primeiro Ramsey, que tabelou com Giroud e encheu o pé esquerdo para fazer 2 a 0. E por último, Flamini. O volante recém havia entrado na vaga de Ozil, aproveitou a jogada pelo lado esquerdo e a assistência de Cazorla para apenas conferir para as redes adversárias. Foi o primeiro gol dele no campeonato. E ficaria assim, os Gunners ficam a um ponto do segundo colocado, Manchester City, que ainda joga na rodada, e o West Ham segue em queda livre, aparecendo no meio da tabela.

Análise:

O time do Arsenal tinha os velozes Walcott e Alexis Sanchez, mas eles não estavam em um bom dia. As melhores chances passavam pelos pés de Ozil e Ramsey, com Giroud sempre fazendo muito bem o pivô. O gol poderia ter saído mais cedo, não fossem os gols perdidos por Walcott. Chambers apoiava muito bem, mas o West Ham começava a encontrar espaço nas suas costas. Mertesacker e principalmente Koscielny fizeram grande partida, e Ospina mostrou por que tornou-se titular ao fazer grande defesa quando o jogo ainda encontrava-se empatado.

Conseguimos o gol na hora certa, para levar a vantagem ao vestiário, e o time jogar com mais tranquilidade no segundo tempo. Pra variar, não foi isso que aconteceu, levamos um pequeno sufoco no início da etapa complementar, desperdiçamos alguns contra-ataques, mas o segundo gol estava amadurecendo. E veio nos pés de quem pode e deve ser muito importante no duelo decisivo contra o Mônaco, pela Liga dos Campeões: Ramsey. O galês como volante acrescenta muita dinâmica ao time e evolui cada vez mais. Welbeck entrou bem, fazendo a função pelo lado do campo, com velocidade, e ajudou na construção do terceiro gol, marcado por Flamini, que recém havia entrado em campo e acabou deixando o dele. A atuação de hoje nos dá esperança, o Arsenal está no caminho certo, e dá para acreditar em uma goleada na França, para deixar vivo o sonho da Champions League.

@RenanDelari