9 de mai. de 2015

Análise da equilibrada Série B do Campeonato Brasileiro 2015

Nessa sexta-feira (08) começou a Série B do Brasileiro. Para muitos, é o campeonato mais disputado do país, onde, quase nunca, temos grandes favoritos ao acesso. A segundona deste ano promete ser bastante equilibrada, com times de todas as regiões do Brasil, o que vai gerar muitas viagens, e assim, cansaço físico de muitos atletas. Esse é um dos motivos do campeonato ser tão equilibrado. Para garantir sua vaga na elite não se pode apenas pensar na parte técnica e tática, as equipes têm que superar na questão psicológica e ter um algo mais.

Mas mesmo sendo uma competição dura e que nunca podemos cravar os times que vão subir, cair e quem será o grande campeão. A equipe Plantão do Futebol, decidiu analisar os principais candidatos (na opinião dos nossos editores) ao acesso, ao descenso, e quem pode ser o grande campeão.

Favoritos para a conquista do título


Botafogo - O técnico René Simões, pelo menos nesse começo de temporada, conseguiu fazer algo que muitas pessoas duvidavam: montar um elenco competitivo com o orçamento que lhe foi dado. Foi montado um time novo, mas o principal reforços, foi a renovação do goleiro Jefferson. Que aceitou disputar a segunda divisão com um salário reduzido. O Fogão fez um grande campeonato estadual, e ficou com o vice campeonato, perdendo para o Vasco na decisão. Para série B devem chegar mais alguns reforços, o destaque da equipe vai para o volante Marcelo Mattos, exemplo de raça e dedicação dentro de campo. O volante se tornou o capitão da equipe com a lesão do Jefferson.


Bahia - Os baianos veem com grande expectativa, mesmo tendo batido na trave na final da Copa do Nordeste, o Tricolor de aço é uma das melhores equipes e tem como o principal destaque o trio de ataque, que é conhecido como KLB- Kieza, Leo Gamalho e Maxi Bianccuchi. Mas o termômetro da equipe, é o volante Souza. O jogador que veio de empréstimo do Cruzeiro, teve um grande começo de ano, organiza o meio do Bahia e é o principal homem das bolas paradas. 


Ceará - O campeão da Copa do Nordeste chega com moral, mesmo tendo perdido o lateral Samuel Xavier, para o Sport, e o interminável atacante Magno Alves, que foi para o Fluminense. O principal jogador do Vovô é o volante Ricardinho, o jogador esteve na seleção do campeonato regional e foi o craque do campeonato Cearense. Outro jogador que vive uma grande fase, é o goleiro Luis Carlos. Se mostra bastante seguro e tem uma grande impulsão.

Favoritos para o acesso


Vitória - Mesmo com um começo não muito satisfatório o Leão chega como um candidato forte para o acesso. Os principais jogadores do Vitória são os experientes meias: Escudero e Jorge Wagner. Mas outro jogador merece ser destacado: o meia Vander. Que foi bem no começo de temporada, o rubro-negro baiano decidiu, após o mal começo de ano, dispensar o atacante Neto Baiano. Que terminou indo para um rival direto, o Criciúma.

Criciúma - O Tigre começa a competição com uma equipe jovem, mas com alguns jogadores experientes que estão acostumados a disputar uma competição dura como a segundona. Dentre eles podemos destacar: o zagueiro Fabio Ferreira, o meia Cleber Santana e o atacante Neto Baiano. Entre os mais novos, os atacantes Lucca e Bruno Lopes. A equipe do técnico Luizinho Vieira deve mesclar a experiência de alguns jogadores, com a juventude de outros. Formando uma equipe rápida e bastante criativa.


Santa Cruz - O Tricolor foi o campeão do Pernambucano de 2015. O time de Ricardinho ainda vai se reforçar, a expectativa é de que cheguem 5 jogadores no Arruda. Dentre os que devem chegar, um deles deve ser um atleta mais conhecido. O destaque da Cobra Coral é o meia João Paulo, craque do estadual, meio campo inteligente e criativo. Outro jogador que merece atenção é o meio campo Raniel, o garoto que veio da base começou o ano muito bem, é um jogador muito rápido e habilidoso.


Candidatos para o descenso 


Macaé - O clube carioca não teve um grande começo de ano, não ficou nem entre os 5 primeiros do estadual. Tem uma equipe bastante experiente, o principal destaque é o goleiro Ricardo Berna.

Oeste - O rubro-negro paulista estava disputando a segunda divisão do estadual, vem como candidata séria para cair. O destaque do Oeste vai para o meia Roger Gaúcho. A equipe não deve aspirar muita coisa, brigará diretamente pelo rebaixamento.


Esperamos que tenham gostado, até a próxima!

Por: Douglas Batista
Twitter: @Douglaspopoto