9 de mai. de 2015

Raio X do Brasileirão: Campeão carioca, Vasco está de volta a Série A

Leitores do Plantão do Futebol, nós, atentos à paixão e a curiosidade de todos torcedores em relação aos seus clubes e também aos seus rivais, lançaremos uma série analisando cada clube que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro de 2015. E você é o nosso convidado especial. Hoje o escolhido é o Vasco da Gama.

O ano do Vasco da Gama começou como uma incógnita. Depois de uma Série B sofrível em 2014, onde conseguiu o acesso na terceira colação, o gigante da colina tinha novamente Eurico Miranda como presidente, e a difícil missão de voltar a ser campeão estadual depois de doze anos.


                                                 ap>Vasco campeão carioca - Foto: UOL

Jogadores que se destacaram na temporada anterior foram mantidos. O goleiro Martín Silva, os zagueiros Luan e Rodrigo e o volante Guinazu formaram a base do time. Para comandar o expresso, Eurico apostou no novato Doriva, técnico campeão paulista no ano anterior pelo Ituano.

Somado a isso, a volta de Bernardo e as contratações de Júlio do Santos, Madson, Serginho, Marcinho, Dagoberto e Gilberto fizeram com que o Vasco formasse uma equipe sólida. A defesa foi o ponto forte e, apesar de algumas oscilações, o time aos poucos conseguia conquistar seus objetivos.

No campeonato carioca, o Vasco voltou a bater seus rivais. Vitórias contra Fluminense na primeira fase e contra o Flamengo na semifinal, fizeram com que o cruzmaltino chegasse na final contra o Botafogo.

O presidente Eurico Miranda teve seu nome ligado a várias especulações de favorecimento ao Vasco. pelo fato do mandatário ser amigo pessoal de Rubens Lopes, presidente da Federação do Rio de Janeiro de Futebol (FERJ). Durante o campeonato, oito pênaltis foram marcados a favor do cruzmaltino.

Polêmica a parte, o Vascão superou as expectativas e foi campeão. Ganhando os dois jogos do Botafogo, o clube da colina voltou a dar esperanças para o seu torcedor. O Vasco mostrou quem tem uma defesa muito forte, mas que ainda precisa ser testada no Brasileirão.O atacante Gilberto é a grande esperança de gols.

Três dias após o título, o campeão carioca anunciou as contratações do volante Diguinho, do lateral Júlio Cesar e a volta do atacante Eder Luiz.

O Vasco estreia no campeonato Brasileiro no próximo domingo contra o Goiás. O jogo está marcado para 18h30m em São Januário, no Rio de Janeiro.


Opinião do colunista

O Vasco não pode se iludir com o título do campeonato carioca. Apesar de conseguir vencer os três rivais e manter uma regularidade nos últimos jogos, o campeonato Brasileiro exige um nível maior.

O time precisa de reforços. O meio campo e o ataque são os pontos fracos. Apesar da boa fase de Gilberto, e a evolução de Dagoberto nos últimos jogos, o Brasileirão é um campeonato longo, e isso exige que o Vasco monte um elenco melhor.

As três contratações já não agradaram o torcedor. Diguinho e Julio Cesar não mostram um bom futebol a muito tempo, enquanto Eder Luiz vem se recuperando de lesão. O atacante teve uma ótima passagem pelo Vasco em 2011, quando fez o gol do título da copa do Brasil.

Ao contrário do que alguns comentaristas afirmam, a minha opinião é que o Vasco não luta para ser rebaixado, mas precisa de muito mais se quiser alcançar resultados maiores.

O Brasileirão vai começar e o caldeirão vai voltar a ferver!

Encerramos aqui o Raio - X do Plantão do Futebol. Torcedor, esperamos que você tenha gostado e continue com a gente.

Bom brasileirão à todos. E que vença o melhor!

Por: Ricardo Tavares
@ricardo1tavares