8 de mai. de 2015

Às vésperas do Brasileirão, dois reforços se aproximam do Flamengo

A poucos dias da estreia no Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, no Morumbi, o Flamengo segue buscando qualificar o seu elenco, visando, também, à disputa da Copa do Brasil. Objetivando a parte de cima da tabela e uma vaga na Libertadores do próximo ano, a diretoria Rubro-Negra mapeia o mercado em busca de peças que supram as carências de seu elenco. Neste contexto, duas contratações estão em estágio avançado: o volante Petros, do Corinthians, e o meia chileno Gustavo Lorenzetti, da Universidad de Chile.

De acordo com o jornalista Mauro Sant'anna, da Rádio Bradesco Esportes FM, as negociações com o jogador corinthiano estão bastante adiantadas, faltando acertar com o time paulistano a forma do negócio para permitir a liberação do jogador: se por empréstimo, com passe fixado e pagamento integral dos salários, ou a aquisição de 50% dos direitos econômicos do jogador. Petros tem 25 anos, pode exercer até três funções no meio-campo, mas, com a volta de Tite ao Parque São Jorge, não vem sendo aproveitado com regularidade.


Com contrato próximo do fim na Universidad do Chile e em busca de novos ares, o meia chileno Gustavo Lorenzetti, de 29 anos, foi oferecido ao clube há alguns dias e, ao que parece, agradou ao departamento de Futebol Rubro-Negro. O representante do jogador, Washington Castro, confirmou o interesse do clube no jogador e disse que as negociações estão em andamento. Setores da imprensa chilena dão como certa a chegada do meia à Gávea já nas próximas semanas.


A chegada do meia chileno representaria uma contratação de baixo custo, devendo o clube arcar apenas com o pagamento de seu salário, completamente dentro dos padrões brasileiros e da austeridade financeira estabelecida pela atual diretoria do Flamengo, bem como o preenchimento de uma lacuna do elenco, a posição de meia-armador, que conta apenas com Arthur Maia, jogador que costuma ter problemas de lesões musculares e ainda é considerado jovem demais para assumir a responsabilidade de uma titularidade absoluta.

Lorenzetti é um velho conhecido dos Rubro-Negros, pois fazia parte do time da Universidad de Chile que goleou o Flamengo por 4x0, em partida válida pela Copa Sul-Americana, em 2011, dentro do Rio de Janeiro. Neste jogo, Lorenzetti se destacou, marcando um gol e dando uma assistência.

No entanto, tanto Petros quanto Lorenzetti são vistos como excelentes coadjuvantes no fortalecimento e qualificação do elenco Rubro-Negro, mas não como os protagonistas que torcida e diretoria querem para o time. O alvo do tiro certeiro é guardado a sete chaves pelo departamento de Futebol e, nele, estão concentradas duas grandes expectativas: a capacidade de definir jogos difíceis com o talento individual e de estimular o crescimento do programa de Sócio-Torcedor do clube, que no momento se encontra estagnado com 53 mil adesões, aproximadamente.

Por Ruan Lucas 
Twitter: ruanlucas_fla