8 de mai. de 2015

Raio-X do Brasileirão: Sport decepciona no primeiro semestre e vê no Brasileiro a chance de salvar a temporada

Leitores do Plantão do Futebol, nós, atentos à paixão e a curiosidade de todos torcedores em relação aos seus clubes e também aos seus rivais, lançaremos uma série analisando cada clube que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro de 2015. E você é o nosso convidado especial. Hoje o escolhido é o Sport.

Único representante do Nordeste na primeira divisão do Brasileiro, o Sport, mais uma vez, tentará se firmar entre os dez melhores da Série A ou ainda quem sabe se firmar no seleto grupo da Libertadores. A pré-temporada do Leão começou com uma bela vitória frente ao Nacional URU por 2 a 1, porém, comemoração mesmo a torcida teve quando o meia Diego Souza renovou seu contrato com o clube. O time de Eduardo Baptista ainda conta com a experiência do goleiro Magrão, que recentemente completou dez anos de clube e do zagueiro Durval.

Forte candidato a conquistar o Nordestão, o Sport bateu na trave. O início não foi promissor, um empate e um derrota e a lanterna do grupo. O Leão se encontrou nas duas rodadas seguintes vencendo o Socorrense por duas vezes. O Rubro Negro viria a perder na rodada seguinte e só viria se classificar na última rodada graças a vitória frente ao Sampaio Correa em casa. O Leão só passou em primeiro lugar pela penalização da equipe maranhense com a perda de seis pontos por conta de escalação irregular do jogador Curuca. Primeira posição consolidada e viria a primeira partida decisiva, que seria contra o Fortaleza. Na partida de ida, derrota por 1 a 0 cabendo vaga pra mais se não fosse a atuação espetacular do goleiro Magrão. Jogo de volta teve o mesmo resultado, desta vez favorável ao Sport e a vaga seria decidida nos pênaltis. A estrela de Magrão brilhou e o Sport era semifinalista. Na primeira partida os Rubro Negros pecaram na finalização e ficaram no zero. Na volta, derrota por 3 a 2 em Salvador e a eliminação da Copa do Nordeste. Nos jogos decisivos, Diego Souza não mostrou a que veio ainda na temporada, quando o time precisou dele em momentos decisivos.



O fracasso na competição regional, levou o Leão da Praça da Bandeira a ter total foco no campeonato estadual. O time foi arrasador na fase classificatória do hexagonal do título e ficou com 11 pontos a frente do segundo colocado, não perdeu nenhum clássico e teve mais de 80% de aproveitamento. Com esses números não dava para negar que o time era o grande postulante ao título. Porém os números não entraram em campo. O duelo na semifinal era contra o Salgueiro e o Sport já havia vencido os dois jogos que havia feito com a equipe sertaneja na temporada. Favoritismo despontava a favor dos rubros negros, mas na hora H nada disso ajudou os comandados de Eduardo Baptista. Derrota no Sertão por 2 a 0 e empate em 1 a 1 na Arena Pernambuco e, depois de nove finais seguidas, o Sport iria disputar um improvável terceiro lugar contra o Central. De consolo para o torcedor ficou a vaga na Copa do Nordeste 2016, após uma vitória e um empate (5x0 e 0x0). Mas, o Leão verá a final do estadual pela TV.

Além de Diego Souza, outro jogador que decepcionou bastante a torcida do Sport neste primeiro semestre, foi o atacante Joelinton. O jovem centroavante que teve uma bela participação no Campeonato Brasileiro de 2014, não conseguiu repetir as atuações neste começo de ano. Onde chegou a frequentar o banco de reservas, quando o recém-chegado Samuel, atleta que também não vem agradando muito, assumiu a condição de titular.

Mas essa primeira parte da temporada não foi feita apenas de decepções, dois jogadores se destacaram e merecem uma atenção especial para o Brasileirão: o volante Neto Moura e o meia atacante Élber. O primeiro é um prata da casa, com apenas 18 anos, Neto Moura subiu para os profissionais com a responsabilidade de ser "a maior promessa da base do Sport". E vem atuando bem, é um volante quem tem bom toque de bola e que chuta muito bem. Já ganhou a confiança do técnico Eduardo Baptista, que o colocou nas partidas mais importantes da temporada, até o momento. Contra o Bahia, no jogo de volta das semifinais da Copa do Nordeste, e nos dois jogos contra o Salgueiro, pelas semifinais do Pernambucano. Já marcou seu primeiro gol pelos profissionais, na partida contra o Cene-MS pela Copa do Brasil. Élber chegou no início do ano com certa desconfiança por parte dos torcedores por ter sido reserva do quase rebaixado Coritiba. Mas em campo se mostrou o destaque do Sport nas competições em que o Leão disputou, apesar da posição Élber terminou como artilheiro do estadual. E, surpreendentemente, ficou de fora da seleção do campeonato.

O lateral esquerdo Renê foi outro destaque do Leão, assim como no último ano. O único jogador de linha que disputou as trinta e oito rodadas do último brasileirão, tem ido bem. E fez parte da seleção da Copa do Nordeste. Do lado contrário, os laterais direito Vítor e Alex Silva não renderam o esperado, o primeiro não deve ter o seu contrato renovado e está a um passo do Vitória-BA. O segundo frequentou mais o departamento médico do que os gramados.



A direção do Sport, insatisfeita com esse começo de temporada, começa a se mexer para reforçar o clube. A promessa é de que cinco jogadores devem chegar para a disputa da Série A. Até o momento o Leão já contratou três jogadores: o lateral direito Samuel Xavier (Ceará), o volante Matheus Galdezani (Rio Claro-SP) e o atacante Hernane "Brocador", que chegou com status de estrela. Algumas fontes afirmar que os atacantes Maikon Leite (Palmeiras) e Rildo (Ponte Preta) o volante Ricardinho (Ceará) e meia João Paulo (Santa Cruz) ainda podem pintar no Sport.

Com a chegada dos novos jogadores não podemos afirmar o time base do Sport, mas a última escalação que o técnico Eduardo Baptista mandou a campo foi: Magrão; Oswaldo, Ewerton Páscoa, Durval (C) e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Wendel e Élber; Samuel e Joelinton. Vale lembrar que neste último jogo Diego Souza não pode jogar, mas o meia é figurinha carimbada na escalação de Eduardo.

Opinião dos colunistas

Os fracassos ocorridos na Copa do Nordeste e no Pernambucano não podem ser levados para o Brasileirão. Com o time que está jogando nos últimos jogos, o Sport não conseguirá ir longe e, possivelmente, irá brigar para não cair. Com a chegada de Hernane "Brocador" e, possivelmente, Maikon Leite, o Leão ficará bem servido no setor que foi um dos calos até o presente momento.

A direção do clube e alguns jogadores colocaram uma meta no Sport: se classificar para a taça Libertadores da América. Mas com as más atuações desse primeiro semestre, a torcida rubro-negra não deve se iludir. O Sport, a princípio, briga para escapar do rebaixamento. E talvez consiga cavar uma vaguinha na Sul Americana.

Com jogadores experientes como Diego Souza, Durval, Magrão e Hernane o Sport pode sim surpreender muito gigante no cenário nacional e se conseguir manter a boa regularidade no início do Brasileiro 2014 o Leão pode rugir alto nesta Série A.

Torcedores, esperamos que tenham gostado. Amanhã o Blog Plantão do Futebol traz com exclusividade uma análise do Palmeiras.

Até a próxima

Douglas Batista (@Douglaspopoto) / Vítor Machado (@guridahayley)