19 de mai. de 2015

Botafogo e Vitória duelam por título inédito da Copa do Brasil Sub 17

Na noite desta terça-feira (19), Botafogo e Vitória se enfrentam pela partida de volta da grande final da Copa do Brasil Sub 17, às 16h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Na ida os cariocas venceram, mesmo atuando em Salvador, por 3 a 1, e agora podem até ser derrotados por um gol de diferença que ainda ficam com o título. Quem conquistar a taça será o novo participante do ainda pequeno grupo de campões da competição, que atualmente conta com apenas com São Paulo e Atlético-MG.


A força fora de casa e um artilheiro nato
O alvinegro carioca iniciou sua caminhada na disputa diante do Atlético-PR, e após empatar em casa por 1 a 1, foi até o Sul do país eliminar os donos da casa com uma vitória por 2 a 0. Na fase seguinte, a história se repetiu diante do Grêmio, com igualdade por um gol em casa e vitória fora de casa, desta vez por 1 a 0. Nas quartas de final, o Botafogo enfrentou o Fluminense, num clássico carioca, e após vencer a primeira partida por 3 a 1, ficou no empate em 4 a 4 na volta. No último passo antes da final, o adversário foi o América-MG, que até venceu a primeira partida por 1 a 0, no Rio de Janeiro, mas foi surpreendido em casa e derrotado por 4 a 0 pelo time da Estrela Solitária, que se garantiu na final.
O principal destaque da equipe carioca é Luís Henrique, o atacante tem nada menos do que 13 gols em 9 partidas disputadas na competição. Já com passagens pela seleção Sub 17, o atacante é a grande promessa do Botafogo para os próximos anos, e mantendo-se nesse ritmo, pode ser utilizado ainda na Série B deste ano pelo Fogão.

A tranquilidade para aniquilar adversários
Já no lado baiano da final a campanha não foi com tanto drama. Na primeira fase, sem grandes dificuldades, o Vitória venceu o Sampaio Corrêa, fora de casa, no jogo de ida e eliminou a volta. Diante do Palmeiras, na segunda fase, a ida novamente definiu o confronto, com uma goleada de 5 a 1 a favor do Rubro-Negro, que não eliminou a segunda partida, mas deu um ar de amistoso para o duelo que terminou empatado em três gols. Nas quartas de finais, outro adversário paulista. O São Paulo foi a vítima da vez, que apesar de não ser derrotado, foi eliminado após empatar por 3 a 3 em casa, e por 0 a 0 fora, graças aos gols como visitante. Nas semifinais, em duelo de rubro-negros, o Vitória derrotou o Flamengo nas duas partidas, por 3 a 2, no Rio de Janeiro, e por 2 a 1, em Salvador, se credenciando como rival botafoguense na decisão.
Yan e Geovane são os grandes destaques da equipe do Vitória. O primeiro é o artilheiro do time na competição, com 6 gols, e foi o autor do único tento baiano na partida de ida da final. Já Geovane é o capitão rubro-negro, e tem 4 gols anotados durante a Copa do Brasil Sub-17, suspenso no primeiro jogo, é a novidade para a final e responsável por um gás extra para o time na partida de volta.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X VITÓRIA

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19/05/2015, 16h30
Competição: Copa do Brasil Sub 17 – Final – Jogo de Volta (3 x 1 na partida de ida)
Árbitro:  Alexandre Vargas Tavares de Jesus - RJ
Assistentes:  Gilberto Stina Pereira – RJ e João Luiz Coelho de Albuquerque - RJ

Botafogo: Diego, Amilcar, Lucas César, Zyan e Jordan; Fernando, Matheus Fernandes, Marlon, Rickson e Wenderson; Luis Henrique. Técnico: Felipe Conceição

Vitória: Jonh; Cedric, Rangerson, Gabriel e Padilha; Hebert, Farinha e Geovane; Yan, Ruan Potó e Eron. Técnico: João Dresler Burse

João Pedro Almeida