28 de mai. de 2015

Estão acabando com o nosso esporte


Nesta quarta-feira (28), um escândalo já premeditado por todos os amantes de futebol finalmente veio à tona. Já premeditado, visto que todos aqueles que acompanham e amam o esporte sabem que neste mundo há muita sujeira. Corrupção, propina, lavagem de dinheiro, pessoas agindo de má fé e pasmem, não estou falando de Brasília, e sim da FIFA, o órgão responsável pelo futebol mundial.

Isto não é de hoje. O FBI já vinha investigando a associação há três anos, e tiveram início pelo processo de escolha dos países sede das Copas de 2018 e 2022 (Rússia e Catar respectivamente) e foram expandidas para analisar os contratos da FIFA nos últimos 20 anos. Esta parte já foi noticiada nos principais portais de comunicação  do mundo todo nos últimos dias, e não é isso que venho tratar aqui. Venho em nome de todos aqueles que amam futebol e ficaram abismados com o ocorrido. Mas é bem verdade que todos sabem que isso acontece há anos, só restava provar, e foi exatamente o que o FBI fez numa brilhante jogada como o gol de Pelé na final da Copa de 1958, ícone maior do esporte que estão sujando. 

É necessário ter a ciência e a racionalidade de saber que o mundo do futebol nunca foi e nem será perfeito, mas o que estamos presenciado é inadmissível. 
Até quando seremos enganados? O futebol não é isso que transformaram. Não deveria ser um modo de empresários e empresas de investimento, que nem ligam pro esporte, ganharem muito dinheiro em cima da nossa paixão, mas hoje é. 

Mas após anos de agonia, essa classe finalmente está sofrendo as punições, e espero que elas não parem por aí. 

Obrigado, FBI e polícia Suíça, por iniciar o que deve ser a varredura e reconstrução do futebol. A FIFA sofreu o seu próprio "7 a 1", e este está sendo comemorado pelo Mundo todo.


Lucas Nascimento
@lucasjr_10