6 de mai. de 2015

Raio-X do Brasileirão: Em busca de uma campanha melhor, Santos quer continuar surpreendendo

Leitores do Plantão do Futebol, nós, atentos à paixão e a curiosidade de todos torcedores em relação aos seus clubes e também aos seus rivais, lançaremos uma série analisando cada clube que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro de 2015. E você é o nosso convidado especial. Hoje o escolhido é o Santos.

O início de ano santista foi conturbado. A equipe que se apresentou no dia 8 de janeiro, teve inúmeras perdas em meio à confusão por falta de pagamentos de salários, o que atrasou todo planejamento do clube, que conseguiu concretizar suas contratações somente as vésperas do Paulistão e fez apenas um jogo-treino, diante do Cotia, com vitória por 4 a 0.

Porém, mesmo com os contratempos, a equipe se entrosou rapidamente e logo no início do Paulistão disparou na liderança do seu grupo, fazendo uma campanha irrepreensível na fase inicial, com apenas uma derrota. Letal, a equipe praiana derrubou seus rivais no mata-mata, um por um, e ficou com o título paulista. Uma conquista improvável ao início da temporada, que serviu como demonstração da força santista.


Assim como nos anos anteriores, o Santos mais uma vez teve em sua zona ofensiva seus principais destaques. Ricardo Oliveira e Robinho, cotados como atletas fora do auge, demonstraram seu valor e foram importantíssimos para a equipe no primeiro semestre. O meio-campista Lucas Lima também esbanjou todo seu talento, indicado o porquê do interesse de clubes como o Cruzeiro pelo seu futebol. No entanto, a defesa também não passou despercebida, graças a seguras atuações de David Braz que parece ter se firmado de vez na equipe.

Para o Brasileirão, o alvinegro da Vila Belmiro terá como novidade apenas o meio-campista Rafael Longuine, ex-Audax, que anotou 8 gols no campeonato estadual. Mesmo sem nenhuma contratação impactante, o Peixe buscará superar suas campanhas medianas nas edições anteriores do campeonato nacional e contará com o mantimento da base montada por Marcelo Fernandes como grande reforço.
O treinador santista vem montando a equipe num 4-2-3-1, a formação da moda e que vem dando muito certo. Com Lucas Lima, vindo buscar a bola muitas vezes diretamente com os zagueiros para a armação das jogadas, a equipe vem ganhando em velocidade, o que facilita a conclusão da jogada por Ricardo Oliveira e Robinho, que estão em ótima fase e sendo fundamentais nesse momento alvinegro.

Se dentro de campo, o time está caminhando a passos largos, nas arquibancadas a torcida também vem fazendo sua parte. Com um média de pouco menos de 10.000 torcedores por jogo no Paulistão, os santistas vêm propiciando bons públicos, principalmente quando o Peixe atua no Pacaembu, e no Brasileirão, com jogos mais atraentes e um ânimo maior devido a boa fase da equipe, a tendência é que esses números aumentem ainda mais.

Opinião do Colunista

O título paulista, principalmente nos últimos anos, não é garantia alguma de sucesso no Brasileirão, muito pelo contrário, normalmente, o campeão estadual de São Paulo vem ficando no meio da tabela do torneio nacional. Porém, os comandados de Marcelo Fernandes estão atentos a essa escrita e tem totais possibilidades de fazer algo diferente, ainda mais se seguirem neste ritmo, que poderá levar o alvinegro praiano ao menos a uma disputa por vaga na Libertadores.

Torcedores, esperamos que tenham gostado. Amanhã o Blog Plantão do Futebol traz com exclusividade uma análise do São Paulo.

Até a próxima,
João Pedro Almeida / @joaopedroal_