7 de mai. de 2015

Raio-X do Brasileirão: cheio de incertezas mesmo tido como favorito, afinal, quem é o São Paulo em 2015?

Leitores do Plantão do Futebol, nós, atentos à paixão e a curiosidade de todos torcedores em relação aos seus clubes e também aos seus rivais, lançaremos uma série analisando cada clube que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro de 2015. E você é o nosso convidado especial. Hoje o escolhido é o São Paulo FC.


Tu és forte, tu és grande e dentre os grandes és os primeiro

Até aqui...

Após uma boa campanha em 2014, culminada na vice-liderança no Campeonato Brasileiro e na vaga garantida na Taça Libertadores de 2015, o São Paulo FC iniciou a temporada com uma boa e planejada reformulação no elenco. Além da permanência do ídolo Rogério Ceni por mais oito meses, a equipe contratou, na teoria, jogadores pontuais que chegariam para suprir carências da equipe: Carlinhos e Bruno nas laterais; Dória na zaga; Thiago Mendes e Wesley no meio-campo e Centurion no ataque foram os principais nomes. Porém, mesmo com a manutenção da equipe - incluindo a saída de jogadores "encostados" no clube - o elenco, tido como um dos melhores do país, não retribuiu tamanha confiança.

Muricy Ramalho mudou o esquema tático, encaixou as peças da forma mais viável e, no início, parecia que, com o tempo, a equipe iria se encaixar e render. No entanto, isso não aconteceu. A equipe não apresentou grande futebol no torneio triangular na Amazônia (enfrentou Vasco e Flamengo) e nem no Paulistão. A equipe - mesmo se classificando e saindo nas semifinais para o Santos - não empolgou e foi muito questionada, resultando na revolta da torcida e na queda do comandante. 

Após a saída de Muricy e a busca sem resultados de um novo técnico, Milton Cruz assumiu o comando e deu um novo ânimo à equipe. Implantou uma forma de jogar mais compacta - comparada por alguns ao rival Corinthians do treinador Tite - e, o principal, mais segura e confiante. Talvez seja cedo para dizer mas, mesmo sem um treinador de nome reconhecido, o São Paulo voltou a ter entrosamento e, ao que parece, isso refletiu no apoio do torcedor à equipe. Principalmente, com as atuações mais aguerridas e demonstrando a vontade que faltava em muitos jogos.


Brasileirão: favorito ou decepção?

O São Paulo - por sua história e pelo imenso peso da camisa - sempre é tido como favorito em praticamente todas competições que disputa. E no Brasileirão 2015 não é diferente, afinal, dentre todos os tidos como favoritos, o São Paulo - junto com outros 6 grandes - é um dos clubes que apresenta maior conjunto de possibilidades para mais essa conquista.

Em 2014, embalado pela estrela de Kaká, o clube chegou próximo disso em alguns momentos, porém, tropeçou em confrontos-chave e acabou não sendo capaz de ultrapassar o Cruzeiro. Porém, acreditar hoje nessa hipótese de ser campeão é questão de honra. Honra pelo clube. Honra pela camisa. Honra, talvez, acima da honra pela nossa paixão, seria honrar o último ano do M1TO Ceni.

Por isso, acredite torcedor. Vibre, apoie e reze.
O clube da fé, nossa grande paixão, vem com tudo nesse Brasileirão.

Salve o Tricolor Paulista,
William R. Ferreira (@williamrodfer).