14 de jun. de 2015

Avaí e Figueirense fazem clássico de Florianópolis na Série A


Desde 2011 os dois clubes da capital Catarinense não se encontram na Série A. No 1° turno daquele ano o Avaí levou a melhor, vencendo por 2 a 0, no Orlando Scarpelli. Já no 2° turno houve um empate no estádio da Ressacada.

Agora, a partida deverá ser marcada pela paz, tanto dentro das quatro linhas quanto fora delas. Isso porque as diretorias das duas equipes realizaram campanhas durante a semana incentivando a paz, com o objetivo de apagar os episódios de violência dos últimos clássicos e também de tantos outros na história do confronto, como o de número 183, em 1971, onde os 22 jogadores foram expulsos de campo. O jogo ficou conhecido como o "clássico da vergonha".

Encontro entre os presidentes e capitães das duas equipes, promovido para
 estimular a paz no clássico deste domingo (14/06)
Foto: Guto Kuerten

O Figueirense não poderá contar com França, pois o jogador está impedido pela justiça de entrar na Ressacada após vídeos terem sido divulgados na internet do atleta com membros de torcida organizada incitando a violência entre os dois times e as duas torcidas. Thiago Heleno, Nirley, Ferron, Marquinhos Pedroso, Rafael Bastos e Juninho, por estarem no departamento médico, também são desfalques. Argel Fucks conta com a volta do lateral-direito Leandro Silva. O treinador alvinegro fechou os treinos dos últimos dias e proibiu que o resultado dos exames de Fabinho e Carlos Alberto fossem divulgados. Por tanto, como o Figueira virá à campo só será sabido momentos antes da partida.

Do lado do Avaí, o atacante Roberto e o meia Renan Oliveira se recuperam de problemas na coxa e não jogarão. O zagueiro Antônio Carlos recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Goiás e cumprirá a suspensão. Gilson Kleina escolheu o 4-4-2, com um atacante de referência, provavelmente André Lima. O time do Leão deve ser: Vágner; Nino Paraíba, Jéci, Emerson e Romário; Renan, Eduardo Neto, Pablo e Marquinhos; Anderson Lopes e André Lima.

Avaí e Figueirense já se enfrentaram 431 vezes na história, com 150 vitórias para os alvinegros e 143 para o Leão da Ilha, o confronto ainda conta com 138 empates. O artilheiro da história do clássico da capital é Saul, ex-jogador do Avaí.


A partida será válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro e acontecerá neste domingo, dia 14/06, às 16h, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.


Por: Victor Gaspodini
(victorgaspodini@hotmail.com)