O meio do ano vai chegando e juntamente com ele o mercado de transferências da Europa retorna com tudo. E apesar da briga principal estar entre os astros da Juventus, Paul Pogba e Carlos Tevez, os brasileiros voltam a estar entre os mais disputados mesmo com o futebol brasileiro e a seleção canarinho não vivenciado o melhor de seus momentos.
Roberto Firmino é o brasileiro que mais está em alta nesta janela e está sendo disputado entre unhas e dentes no futebol inglês. Após atrair o interesse do Manchester City e ser dado como certo no Manchester United, agora o destino do atacante parece que será o Liverpool, que teria oferecido cerca de 25 milhões de euros.
O companheiro de Firmino na atual seleção, Miranda também deverá mudar de clube para esta temporada. O atual zagueiro do Atlético de Madrid está de malas prontas para Milão onde deverá reforçar o setor defensivo da Internazionale. O próprio defensor na saída de campo após a vitória brasileira sobre a Venezuela indicou que a negociação está muito bem encaminhada.
Outro que deve tomar o rumo da Itália é Luiz Adriano. O atacante do Shakhtar Donetsk tem seu contrato chegando ao fim em dezembro e desperta interesse de Internazionale, Milan e Roma, o que deverá permitir a liberação por parte do clube ucraniano já nesta janela, para não perder o jogador sem ganhos ao fim do ano.
Se a contratação de Firmino parece estar longe de se concretizar, a de Fabinho pode ser um sonho mais possível no Manchester United. O Monaco deverá receber nos próximos dias uma oferta de 14 milhões de euros pelo lateral-direito, que pode ser outro brazuca a trocar de clube nesta janela. Felipe Anderson também desperta o interesse dos ingleses de Manchester, porém, a Lazio promete jogo duro para liberar seu principal destaque nesta temporada.
Mas não é somente jogadores que já atuam na Europa que vêm movimentando o mercado do velho continente. Lucas Lima, está a cada dia mais próximo de trocar o Santos pelo Porto. Enquanto Gerson, do Fluminense, segue sendo alvo de uma ferrenha briga entre Barcelona e Juventus. Além deles, Rodrigo Dourado, do Inter, também pode estar rumando a Europa, já que é mais um brasileiro na mira do Manchester United de Van Gaal.
Pois é. O futebol brasileiro pode não estar encantando mais tanto como em outros tempos, mesmo assim, a marca do jogador tupiniquim segue forte na Europa. Resta saber se continuará assim por muito mais tempo.
João Pedro Almeida