16 de jun. de 2015

Em jogo de 29 títulos, Argentina e Uruguai fazem primeiro clássico da Copa América

Argentina e Uruguai fazem o primeiro grande clássico da Copa América às 20h30 (de Brasília), nesta terça-feira, no Estádio La Portada, em La Serena, no Chile, pela segunda rodada do Grupo B. As duas equipes deixaram muito a desejar na estreia e por isso já estão pressionadas. Os argentinos cederam empate por 2 a 2 com o Paraguai após abrirem 2 a 0. Já os uruguaios sofreram para bater a frágil Jamaica por 1 a 0, mas aparecem na liderança com três pontos. Uma vitória garante a Celeste nas quartas.

O grupo argentino, liderado por Tata Martino, enfrenta o desafio de encontrar o equilíbrio entre os setores dentro de campo. O ataque é explosivo, com Messi e Agüero, mas não consegue o mesmo rendimento com o atual sistema defensivo, que comprometeu ao ceder o empate de 2x2 com o Paraguai.

Sérgio Romero reconhece que a seleção argentina precisa de uma vitória para restabelecer a confiança.

“Precisamos entender que vamos atacar quando estivermos seguros na defesa", disse o goleiro.

Há quatro anos, um nascido em Buenos Aires fora o vilão da eliminação argentina – o goleiro Fernando Muslera, filho de uruguaios que voltaram ao país quando ele tinha poucos meses de idade. Em 2011, em casa, a Argentina era favorita ao título. Mas parou nas quartas de final, graças a Muslera. No tempo normal, 1 a 1. Nos pênaltis, 5 a 4. Agora, o goleiro uruguaio continua com a mesma difícil tarefa, que conseguiu cumprir com louvor: parar Messi.

Óscar Tabárez, exaltou o bom desempenho apresentado pela Jamaica, que participa da Copa América pela primeira vez na história. Ele também pede o foco no duelo com os argentinos.

"Acho que trataram a Jamaica como a Cinderela do grupo e queriam que goleássemos, mas futebol não funciona dessa maneira. Mas já passou. O foco está na Argentina. Será um jogo muito difícil, e temos que atento a todos os detalhes", declarou Tábarez.

O confronto entre as duas seleções, em Copa América, é marcada pelo equilíbrio. São 13 vitórias para cada lado e quatro empates. Além disso, a Argentina busca se igualar, em número de títulos, a seleção Celeste. Enquanto os uruguaios possuem 15 títulos, a seleção argentina possui 14.

FICHA TÉCNICA:
ARGENTINA X URUGUAI

Local: Estádio La Portada, em La Serena (Chile)
Data: 16 de junho de 2015, terça-feira
Horário: 20h30(de Brasília)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Brasil) e Fábio Pereira (Brasil)

ARGENTINA: Sergio Romero; Facundo Roncaglia, Ezequiel Garay, Nicolás Otamendi e Marcos Rojo; Ever Banega, Javier Mascherano e Javier Pastore; Ángel Di María, Lionel Messi e Sergio Aguero
Técnico: Gerardo Martino

URUGUAI: Fernando Muslera; Maximiliano Pereira, José Giménez, Diego Godín e Alvaro Pereira; Carlos Sánchez e Egidio Arévalo Ríos; Cristian Rodríguez, Nicolás Lodeiro e Diego Rolan; Edinson Cavani
Técnico: Óscar Tabárez