Essa foi a primeira de muitas competições que os "diabos vermelhos"- como a seleção belga é chamada - vão participar com essa grande geração. E nós, da equipe do Plantão do futebol, decidimos analisar os principais jogadores belgas com idade inferior aos 24 anos que devem figurar na seleção, nos próximos anos.
Thibaut Courtois (22 anos - Chelsea-ING)
Um dos melhores goleiros do mundo é belga. Courtois fez recentemente uma temporada sensacional pelo Atlético de Madrid, onde foi campeão espanhol e vice-campeão da Champions League. Chegou no Chelsea com o aval do técnico José Mourinho, que desbancou Peter Cech, experiente goleiro e ídolo do Blues, para por o jovem arqueiro no gol do time londrino. Courtois é um goleiro de grande envergadura, muito bom nas saídas de gol. Inclusive, foi um dos poucos goleiros que conseguiu parar Lionel Messi. A expectativa é que daqui, no máximo, três anos seja o melhor goleiro do mundo.
Kevin De Bruyne (23 anos - Wolfsburg-ALE)
Para muitos, foi o melhor jogador belgo na Copa do Mundo no Brasil. De Bruyne vem fazendo uma temporada sensacional, é um dos melhores jogadores do campeonato alemão (onde é o jogador que mais deu assistências na temporada) e lidera o Wolfsburg na Liga Europa. De Bruyne é um jogador com boa visão de jogo e habilidoso, além de bater muito bem na bola. Já desperta o interesse de grandes clubes europeus - fala-se que o Chelsea pode recomprá-lo pela incrível quantia de 50 milhões de euros; o Bayern também aparece como clube interessado no futebol do meia.
Romelu Lukaku (21 anos, Everton-ING)
O atacante está na sua segunda temporada pelo Everton e vem agradando grande parte da torcida. Foi comprado no início dessa temporada pela quantia de 28 milhões de libras - a maior contratação, em termos financeiros, da história do Everton. Lukaku é um jogador de bastante força física e tem um bom chute. Fez uma Copa do Mundo abaixo do esperado mas tem tudo para comandar o ataque belga na Eurocopa de 2016.
Adnan Januzaj (20 anos, Manchester United-ING)
O meia atacante surgiu na última temporada como uma grata revelação do clube inglês, o jogador poderia escolher entre cinco seleções (Sérvia, Kosovo, Turquia, Inglaterra e Bélgica) escolheu atuar na equipe belga. Assim que se naturalizou foi convocado para a Copa do Mundo, onde chegou a ser titular no jogo contra a Coréia do Sul. Atualmente é banco no time de Van Gaal, mas tem um ótimo potencial. É um atleta de boa velocidade, que atua aberto pelo lado esquerdo.
Divock Origi (19 anos, Lille-FRA)
Atacante que apareceu para o mundo na última copa. Foi convocado apenas pela lesão de Benteke, mas correspondeu a confiança de Marc Wilmots em campo. Tomou o lugar de Lukaku e atuou em quase todas as partidas da sua seleção. Logo após o torneio foi comprado pelo Liverpool, por 9 milhões de libras, e emprestado ao Lille até o fim desta temporada. É um jogador forte e habilidoso, que tem um bom chute.
Thorgan Hazard (22 anos, Borussia Monchengladbach-ALE)
Não é o Hazard mais famoso, mas tem um grande futuro. A outra joia da família Hazard já é jogador do Chelsea, e está emprestado ao Borussia. Onde alterna entre titular e reserva. O meia tem um bom passe e uma boa visão de jogo, é bem provável que seja aproveitado pelo Chelsea na próxima temporada.
Christian Benteke (24 anos, Aston Villa-ING)
Atacante de força de física, mas diferentemente da maioria Benteke possui velocidade. Teve seu nome especulado no Liverpool, e se continuar com sua fase atual dificilmente continuará no Aston Villa na próxima temporada.
Ferreira Carrasco (21 anos, Mônaco-FRA)
Recentemente se destacou por ter feito boas partidas contra o Arsenal, pela Liga dos Campeões. Mas já vem sendo uma peça importante na equipe francesa há um certo tempo. Foi um dos principais nomes do acesso do Mônaco na temporada 2012/2013. É um jogador de velocidade e tem uma boa habilidade. Em breve vai figurar em um time grande da Europa.
Dennis Praet (20 anos, Anderlecht-BEL)
Craque do atual campeonato belga, Praet é um meia de bastante técnica. É pretendido por grandes clubes desde que estava na base do Genk, quando teve a oportunidade sair para equipes como Barcelona, Arsenal e Ajax. Mas preferiu continuar no seu país, foi para o Arderlecht, onde já foi eleito craque do campeonato na última temporada, quando tinha 19 anos. Essa temporada não será diferente para Praet. O meia desperta o interesse do Atlético de Madrid e pode aparecer na equipe espanhola já na próxima temporada.
Youri Tielemans (17 anos, Anderlecht-BEL)
Um dos principais jogadores sub 18 do mundo. O meia desperta o interesse de Chelsea, Arsenal, Tottenham e Borussia Dortmund. Tielemans tem bastante visão de jogo e cadencia bastante o meio. É o grande nome da geração para a copa de 2022 (ao lado de Praet).
Eden Hazard (24 anos, Chelsea-ING)
Chegou ao Brasil com a missão de liderar sua seleção, mesmo tendo apenas 23 anos. Infelizmente Hazard não foi o que se esperava na Copa, mas tem um futuro brilhante. Tem tudo para ganhar o prêmio de melhor jogador da Premier League dessa temporada. O meia já é o principal jogador do Chelsea e tem o seu passe valorizado em mais de 60 milhões de euros. Já figura na lista dos melhores jogadores do mundo, tendo ficado na 21° colocação na última eleição da Fifa. Outro fato interessante sobre o meia, é que ele já foi eleito duas vezes craque do campeonato francês e uma vez como melhor jogador jovem da premier League.
Gostaram? Acham que esquecemos de algum nome?
Por: Douglas Batista
Twitter: @Douglaspopoto