Um verdadeiro saco de pancadas. Foi o que o Vasco se tornou até agora no Campeonato Brasileiro. Com partidas infames, o time foi acumulando derrota atrás de derrota e graças a três vitórias no Campeonato, só não e pior do que Coritiba e Joinville.
No dia 03 de maio de 2015, o Cruzmaltino encerrava um jejum que vinha desde 2003 e conquistou o Campeonato Carioca. Passado a euforia do título estadual, o Vasco fazia sua estreia na primeira divisão. O empate em casa contra o Goiás frustou os torcedores que compareceram a São Januário. A sequência de empates seguidos até a terceira rodada (Figueirense e Internacional), depois disso vieram as derrotas para o Atlético MG, Ponte Preta, Atlético PR, Cruzeiro e Sport. Todos esses times venceram o Gigante da Colina sem dificuldades. Ao fim das oito primeiras rodadas, o Vasco era o time de pior campanha e que ainda não havia vencido.
Na nona rodada veio a primeira vitória e em um clássico. 1 a 0 em cima do Flamengo, com gol de Riascos. Na sequência, o time venceria o Avaí por 1 a 0 com gol de Emanuel Biancucchi. A reação parava por aí e logo viria uma nova sequência de derrotas para Chapecoense, São Paulo e Grêmio.
Novamente em um novo clássico, o Vasco voltava a vencer. 2 a 1 no Fluminense, no Maracanã. Quando se esperava uma reação na tabela, o Cruzmaltino foi humilhado pelo Palmeiras, perdendo por 4 a 1 em São Januário, com direito a gol incrível perdido por Herrera. Na última quarta (29), nova derrota. Desta vez um sonoro 3 a 0 para Corinthians, em São Paulo.
Outro fato alarmante é o de que o Vasco tem a pior defesa e saldo de gols se levarmos em consideração os 100 times que disputam as séries A, B, C e D. Hoje, o saldo da equipe carioca é de -21.
O momento vascaíno no Campeonato em relação ao título Carioca, se comparado a campanha, mudou pouca coisa em relação ao time que foi campeão. Novos jogadores chegaram para reforçar o elenco. Dagoberto e Andrezinho são titulares em muitos times da primeira divisão, mas o time não consegue dar liga e vai a passos largos para segunda divisão, de onde veio ano passado.