2 de jul. de 2015

Roger valoriza empenho do grupo; Luxemburgo reconhece que falta sequência

Técnico Roger é apontado pelos jogadores como responsável pela boa fase gremista


O Grêmio venceu Cruzeiro pelo placar mínimo, nesta quarta (01), na Arena tricolor, em Porto Alegre, mas se engana quem acha que foi um jogo de poucas oportunidades. Não fosse uma noite inspirada do goleiro cruzeirense, Fábio, o placar seria bem diferente. Ao final da partida, os gremistas exaltaram o empenho para lutar pelo resultado positivo até o apito final e exaltaram o ingresso da equipe no G-4. Já os jogadores da Raposa, lamentaram a terceira derrota consecutiva.

Douglas, autor do gol gremista, celebrou a intensidade apresentada por ele e pelos companheiros, marca registrada das orientações de Roger Machado nos treinamentos.

- Acho que a vitória é o mais importante, independentemente do gol. Temos que parabenizar pela intensidade, que a gente vem acrescentando. A gente pode ir longe. Temos que manter essa regularidade. É continuar treinando sério e ouvir o que o Roger tem a falar - avaliou o meia.

O lateral-direito Galhardo, presença constante no ataque, também enalteceu a pegada da equipe, fruto do trabalho com o preparador físico Rogério Dias, o "Rogerinho". Para o jogador, o time está com a "cara" de Roger.

- O grupo vem trabalhando direitinho. Crescemos muito na preparação física, na vontade, na pegada. Estamos com a cara do Roger. O Roger chegou, colocou a cara dele, como ele queria, junto com o Rogerinho na preparação física, começamos treinar mais, e no jogo está se refletindo. A pegada de hoje, o time está de parabéns - destacou.

Walace adotou o discurso semelhante, mas freou a empolgação diante do ingresso no G-4.

A gente tem que valorizar a vitória. É fruto do empenho, da dedicação. O time está crescendo junto. Time de pé do chão, não podemos tirar o pé do chão. Estamos mostrando do que a gente é capaz - afirmou.

Roger, treinador da equipe gaúcha, exaltou o setor de criação da equipe e a atuação do camisa 1 rival, além de atenuar os erros de pontaria. De acordo com o comandante, o "gesto técnico" pode ser corrigido ao longo dos trabalhos.

- Hoje o Fábio fez eu acho que seis defesas importantes. Houve 19 finalizações. É um número muito alto. (A falta de pontaria) Não me preocupa. Sinceramente. Me preocuparia se a gente não tivesse construindo. Vou trabalhar para diminuir essa margem, para que a gente aumente a eficiência, mas não me preocupa. É um fundamento que tenho trabalhado quase que diariamente, de saber fazer o gesto certo e o lugar certo pra finalizar. Mas criar da forma que estamos criando tem sido muito importante - elogiou o treinador.

Na contramão do time gaúcho, o Cruzeiro acumula a terceira derrota seguida, e depende dos resultados dos jogos desta quinta(02), para não cair na tabela.

Na saída de campo, o atacante Willian, que perdeu uma chance de gol, após cruzamento de Arrascaeta, lamentou a derrota fora de casa e explicou que o time tem que se unir para mudar o rumo do Cruzeiro na competição. 

- A gente tem que, realmente, admitir que não vivemos um bom momento. Temos que tirar algo a mais em casa. Estamos nos esforçando, mas estamos construindo pouco. Enfim, somos nós que temos a maior cobrança, temos que nos unir e fortalecer. Futebol é assim: ganha e perde. Tudo muda muito rápido. Nestes momentos difíceis temos que nos unir, se cobrar, com respeito, mas ver o que pode ser melhorado. Com a ajuda do Vanderlei, sábado temos um compromisso dentro de casa e conseguir a vitória - afirmou o atacante

O atacante Leandro Damião admite que a equipe não foi bem contra o Grêmio, mas sabe da responsabilidade dos jogadores para tirar o time da situação desconfortável. 

- Não jogamos bem, viemos de duas derrota precisamos levantar culpado. Só nós podemos tirar o Cruzeiro desta situação. Não adianta apontar culpado, temos que dar a volta por cima - reconheceu Damião

Para o técnico Luxemburgo, o momento ruim se explica na irregularidade do time durante as partidas. Contra o Grêmio, o treinador viu cenário semelhante à derrota para o Coritiba, no último domingo(28), quando o time azul teve chances para marcar, mas não as aproveitou.

- O jogo não foi diferente ao contra o Coritiba. Tivemos chance, assim como no jogo passado. Sabíamos que o Grêmio iria apertar um pouco. O Grêmio criou, e nós também. Iniciamos o segundo tempo melhor. Envolvemos eles em algum momento. Mas, quando estávamos no controle, tomamos o gol, do mesmo jeito que foi contra o Coritiba. Precisamos de uma sequência contundente nos 90 minutos - disse Luxemburgo

Segundo o treinador, nem tudo está errado no Cruzeiro. No entanto, Luxemburgo reconhece a necessidade de uma cobrança mais incisiva sobre o elenco, para que a equipe se recupera logo no Brasileirão.

- Não temos que transferir responsabilidades. Quando chegamos, vencemos três jogos, então “o Luxemburgo mudou tudo”. Agora perdemos três jogos e “está tudo ruim”. É difícil fazer uma reformulação, chegar no meio do trabalho. Mas tenho que certeza que vamos avançar, não vamos ficar parados. O grupo que está aqui tem que dar uma resposta – finalizou.
Fábio fez milagres contra o Grêmio
Se a derrota do Cruzeiro para o Grêmio foi apenas de 1 a 0, ela tem um responsável direto, o goleiro Fábio. O capitão da equipe celeste fez sete defesas difíceis na partida e evitou uma derrota ainda maior na Arena do Grêmio. Apesar do tropeço, fora de casa, o camisa 1 preferiu destacar a atuação do time e a força demonstrada pelos jogadores.

A equipe lutou, tivemos chances. Acho que a equipe tem que jogar dessa forma. Jogamos de igual para igual com o Grêmio aqui. Teve pressão, a gente igualou na pegada e na força. Criamos algumas oportunidades. Se tivéssemos mais tranquilidade, às vezes, a gente teria sido mais feliz. Acho que o caminho é esse. A equipe está de parabéns, mesmo saindo derrotada - disse Fábio

Com o triunfo desta quarta-feira o Grêmio ganha duas posições na tabela. É terceiro, com 20 pontos somados. No próximo domingo(05), enfrenta o Santos, às 16h, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Brasileirão.

Estagnada com 10 pontos, a Raposa está na 13ª posição, mas ainda pode cair mais, dependendo dos outros resultados da rodada, que termina nesta quinta. O Cruzeiro encara o Atlético-PR, no sábado (04), no Mineirão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h (de Brasília).