5 de ago. de 2015

Petkovic revela desejo de treinar o Flamengo em 2016

Realizando um trabalho surpreendente e destacado no comando do Criciúma, na Série B, onde tem contrato firmado até o final de 2015, Petkovic não esconde o sonho de assumir o comando técnico do Flamengo já na próxima temporada. Pelo menos, é o que garante ter ocorrido a coluna "Fora de Campo", do portal Lancenet!.

Segundo o portal, o sérvio compareceu à festa de um famoso assessor, no Rio de Janeiro, e confidenciou aos presentes a vontade de ser treinador do Flamengo muito em breve e implementar seus métodos de futebol moderno. O caso não chega a ser uma novidade. Há poucos dias, em entrevista ao canal Fox Sports, Pet já havia tornado público este desejo.


Um dos maiores ídolos recentes do Flamengo, Petkovic conta com um apoio muito forte da torcida Rubro-Negra, que anseia por ver, no comando do seu time, um treinador jovem, sem os velhos vícios de boleiros, estudioso, atualizado e que pratique um futebol ofensivo, à altura das tradições do clube.

Cristóvão Borges, atual treinador, cujo vínculo vai até o final de 2015, não deverá continuar no clube ao término do contrato, independentemente do resultado das eleições de dezembro, visto que seu trabalho não tem agradado à diretoria e muito menos à torcida, mas uma demissão neste momento da temporada é vista com maus olhos pelos gestores do clube, pois causaria ainda mais instabilidade no ambiente pré-eleitoral.

Cabe frisar que o nome de Petkovic foi cogitado pelo Flamengo logo após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, há poucos meses. No entanto, pela inexperiência e falta de trabalhos mais significativos, foi posto em segundo plano. Em 2014, o nome do ex-jogador foi cogitado para ocupar o cargo de diretor-executivo de futebol, quando houve a demissão do então diretor, Paulo Pelaipe.

Dejan Petkovic é treinador do Criciúma há dois meses. Antes, comandou o time sub-23 do Atlético-PR no Campeonato Estadual, chegando às semifinais. Depois, preparou o sub-20 e treinou. Foram 23 jogos, 23 vitórias e três torneios ganhos na Europa. A partir daí, se formou como técnico, fez cursos da Uefa e se licenciou como treinardor.

O sérvio gosta de se utilizar de propostas modernas na formação de seu perfil tático, com base no esquema 4-3-3, com defesa bem compactada, linhas próximas e bom posicionamento dos jogadores em campo, permitindo maior posse de bola.

Por Ruan Lucas
Twitter: @ruanlucas_fla