Um dos principais responsáveis pelos resultados e pelo futebol que o tricolor apresentou dentro de campo é o técnico Roger Machado. Ele assumiu o comando do Grêmio na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, no lugar de Luiz Felipe Scolari, ídolo da torcida gremista. Sob desconfiança por parte de todos pelos poucos trabalhos realizados como treinador profissional, o ex-jogador e também ídolo do clube gaúcho logo mostrou suas credenciais: o time passou a jogar com a posse da bola, de maneira ofensiva, com movimentação intensa, de forma compacta. Os resultados logo vieram, como as cinco vitórias consecutivas que levaram o Grêmio ao topo da tabela, e lá a equipe permanece desde então.
![]() |
Roger Machado justificou a aposta em seu trabalho. (Foto de Lucas Uebel/Divulgação Grêmio) |
Durante a competição, o Grêmio teve poucas, mas importantes mudanças no elenco. O zagueiro e capitão Rhodolfo deixou o clube rumo ao Besiktas, da Turquia. O volante Edinho, que treinava separado do grupo principal, foi reintegrado pela comissão técnica e passou a ser a primeira opção de suplente para a função de volante no meio campo tricolor. O meia Maxi Rodríguez e o atacante Fernandinho voltaram de empréstimo e tornaram-se "reforços", assim como o atacante Bobô, contratado sem custos junto ao Kayserispor, da Turquia.
![]() |
Fernandinho voltou ao clube e tornou-se importante alternativa para o ataque. (Foto de Bruno Alencastro/Agência RBS) |
A equipe de Roger Machado apresentou como esquema base o 4-2-3-1 sem centroavante fixo, com Luan fazendo uma função de falso nove e aparecendo por todos os setores do campo, Pedro Rocha pela ponta esquerda, Giuliano pela ponta direita e Douglas atuando como armador pelo centro. Walace e Maicon são os volantes mas possuem liberdade para entrar na área do adversário. O tricolor gaúcho abusa das jogadas pelos lados do campo, contando com os avanços dos laterais Galhardo e Marcelo Oliveira, que não só contribuem na construção das jogadas como têm marcado gols importantes. A dupla de zaga, em grande fase, é composta por Pedro Geromel e pelo equatoriano Frickson Erazo, que deu conta do recado após a saída de Rhodolfo para o futebol europeu. E no gol, o Grêmio conta com um goleiro de seleção brasileira: Marcelo Grohe.
Os destaques do Grêmio no primeiro turno foram o atacante Luan, que com cinco gols marcados é o artilheiro da equipe e o jogador que mais recebeu faltas até aqui na competição; o meia Giuliano, autor de quatro gols e seis assistências; e o volante Maicon, que é o segundo melhor passador do campeonato, atrás apenas de Rafael Carioca, do Atlético-MG.
![]() |
Luan é um dos principais destaques do Grêmio e do Brasileirão até aqui. (Foto de Lucas Uebel/Divulgação Grêmio) |
A análise que pode ser feita do Grêmio na primeira metade do campeonato é de que o time que entrou desacreditado na competição, e até cotado para o rebaixamento por muitos, surpreendeu inclusive ao colunista, este que vos escreve e havia feito uma previsão antes do início deste Brasileirão (que você pode conferir aqui), passando a lutar pelo título do Campeonato Brasileiro e também da Copa do Brasil. Os adversários que se cuidem, pois o Grêmio de Roger Machado quer seguir surpreendendo, para quem sabe finalizar o ano com uma taça que há anos o torcedor gremista vem esperando.
@RenanDelari