21 de abr. de 2016

FERJ, somos campeões da Primeira Liga

Quase 24 horas após o título da Primeira Liga, conquistada contra o Atlético Paranaense, em Juiz de Fora, e a imagem do guerreiro Marcos Jr comemorando o gol do título com a torcida tricolor ainda não saiu da minha cabeça. A emoção de todos ali presente era algo contagiante. Afinal, não era um título qualquer.

A decisão emblemática de se criar uma competição alternativa a ser disputada no início do calendário futebolístico começou num FlaFlu. Aquele do "Acaba Carioca". Frase do capitão tricolor Fred, que ligou o alerta de que podia e deveria ser recriada a Copa Sul Minas. Agora, com a participação de Flamengo e Fluminense, tornando-se Copa Sul Minas Rio, ou, como ficou posteriormente conhecida: Copa da Primeira Liga.

O início conturbado da criação do torneio, marcado pela briga entre os clubes e a CBF não tirou o brilho da competição. Torcedores dos times participantes souberam valorizar o início de uma liga independente. Fato que se prova com a média de público pagante do campeonato: 11. 235. Em contrapartida, o tradicional Carioca, administrado pela FERJ, tem uma média em torno de apenas 3mil pagantes por jogo.

Fluminense ergue a taça da primeira edição da Copa da Primeira Liga

O exemplo recente do "abraço" dos torcedores à Primeira Liga foi justamente a partida da decisão da competição. Uma massa tricolor saiu do Rio de Janeiro para invadir Juiz de Fora. Empolgação que há muito tempo não se via entre os torcedores do Fluminense, realizando uma linda festa para a comemoração de uma conquista ideológica, que pode ser facilmente ilustrada pelo abraço entre o presidente tricolor, Peter Siemsen, e o presidente da Primeira Liga, e, também do Cruzeiro, Gilvan Tavares durante a premiação. Alívio e satisfação. Que seja apenas o começo.

No domingo, o Flu encara o Botafogo pela semifinal do Campeonato Carioca, sem saber o que será da temporada que vem no decrescente Estadual. Somos campeões da Primeira Liga, FERJ. E agora?

Por: Layla Silva (@laylaew_)