10 de nov. de 2017

A influência da TV na propagação do futebol americano no Brasil - Parte 3

Transmitida no Brasil desde os anos 90, quando Luciano do Valle e a Bandeirantes resolveram apostar nos esportes americanos, a NFL, National Football League, vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. Principalmente na última década, com transmissões da ESPN e Esporte Interativo. O fã do esporte chega a acompanhar sete dos 15 jogos por rodada. 

Com o crescimento da audiência, a prática do futebol americano no Brasil também aumentou substancialmente. Além da Confederação Brasileira, federações estaduais foram criadas, times foram fundados e hoje há diversos campeonatos por todo país. Inclusive com transmissões ao vivo pela internet e, dependendo do apelo da partida, pela televisão. 

Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros acompanham a NFL. A popularização do futebol americano no Brasil se deve a alguns aspectos. O principal deles é o aumento de assinaturas de TV e, consequentemente, o poder de influência que a mídia assume sobre o telespectador. Muitos atletas brasileiros começaram a praticar futebol americano depois que assistiram o jogo pela primeira vez.

"Desde que conheci o esporte através dos jogos da NFL, eu tive vontade de praticar. Até que um dia vi no facebook um compartilhamento de um amigo meu fazendo um convite para quem tinha interesse em conhecer o FA e a participar da nova equipe que estava surgindo: os Mamutes (que se juntou com o Red Fox para virar JF Imperadores). Me interessei e fui procurar saber melhor. Meu primeiro treino foi no carnaval de 2015 e de la pra cá fui conhecendo cada vez mais o esporte e hoje não imagino minha vida sem o futebol americano", conta o running back Bruno Godinho, do JF Imperadores.