4 de nov. de 2017

A influência da TV na propagação do futebol americano no Brasil - Parte 2

Transmitida no Brasil desde os anos 90, quando Luciano do Valle e a Bandeirantes resolveram apostar nos esportes americanos, a NFL, National Football League, vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. Principalmente na última década, com transmissões da ESPN e Esporte Interativo. O fã do esporte chega a acompanhar sete dos 15 jogos por rodada. 

Com o crescimento da audiência, a prática do futebol americano no Brasil também aumentou substancialmente. Além da Confederação Brasileira, federações estaduais foram criadas, times foram fundados e hoje há diversos campeonatos por todo país. Inclusive com transmissões ao vivo pela internet e, dependendo do apelo da partida, pela televisão. 

Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros acompanham a NFL. A popularização do futebol americano no Brasil se deve a alguns aspectos. O principal deles é o aumento de assinaturas de TV e, consequentemente, o poder de influência que a mídia assume sobre o telespectador. Muitos atletas brasileiros começaram a praticar futebol americano depois que assistiram o jogo pela primeira vez. É o caso do defensor Luiz Guilherme, o LG, do Juiz de Fora Imperadores. Ele teve o primeiro contato há dez anos, pelo videogame, e se interessou ao ponto de buscar uma partida para assistir: "O que me fez começar a acompanhar o esporte foi o NCAA Football 2006. A partir desse jogo de Playstation 2 eu comecei a entender um pouco mais do esporte e passei a acompanhar na ESPN, também em 2006".

Por quanto tempo você assistiu antes de tentar jogar?

Comecei a acompanhar e, junto com mais dois amigos, começamos a procurar por pessoas que praticassem o esporte em JF. Foi questão de poucos meses até começarmos a brincar com a bola oval na cidade.

Hoje, com qual frequência você pratica o esporte?


Após idas e vindas no esporte, tendo uma breve passagem pelo Vasco da Gama Patriotas, retornei ao FA ano passado (2016). Hoje tenho o orgulho de ser um Imperador e poder participar de um projeto como esse. Atualmente treino às terças e aos domingos. Fora isso, eu realizo treinos físicos focados essencialmente na prática do futebol americano.