4 de nov. de 2017

A influência da TV na propagação do futebol americano no Brasil

Transmitida no Brasil desde os anos 90, quando Luciano do Valle e a Bandeirantes resolveram apostar nos esportes americanos, a NFL, National Football League, vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. Principalmente na última década, com transmissões da ESPN e Esporte Interativo. O fã do esporte chega a acompanhar sete dos 15 jogos por rodada. 

Com o crescimento da audiência, a prática do futebol americano no Brasil também aumentou substancialmente. Além da Confederação Brasileira, federações estaduais foram criadas, times foram fundados e hoje há diversos campeonatos por todo país. Inclusive com transmissões ao vivo pela internet e, dependendo do apelo da partida, pela televisão. 

Hoje, cerca de 20 milhões de brasileiros acompanham a NFL. A popularização do futebol americano no Brasil se deve a alguns aspectos. O principal deles é o aumento de assinaturas de TV e, consequentemente, o poder de influência que a mídia assume sobre o telespectador. Muitos atletas brasileiros começaram a praticar futebol americano depois que assistiram o jogo pela primeira vez. É o caso de Sylvio de Mello, do Juiz de Fora Imperadores:

Com certeza a televisão foi a grande influenciadora para eu praticar futebol americano. A minha história começou assim. Eu sempre me interessei por esportes americanos, mas nunca tive TV a cabo. No dia que eu coloquei, busquei canais que tivessem essa programação e comecei a querer aprender sobre futebol americano por curiosidade. O fato de assistir o esporte me despertou a vontade de jogar, mesmo com 36 anos", disse.

Quando você soube que o futebol americano existia e quando assistiu pela primeira vez?

Não lembro a idade, mas sei que foi bem novinho. Os desenhos animados da Disney às vezes apareciam com alguma menção ao esporte. E tinha o Snoopy também. Quem é daquela época (anos 80) se lembra da cena do Charlie Brown vindo chutar uma bola de futebol americano e, quando a bola era retirada, ele caia de costas. Enfim, tô ficando um pouco velho. Mas com certeza, a infância foi a descoberta da existência do esporte. Agora, a primeira vez que assisti a um jogo de verdade foi em meados de 2014, quando assinei TV fechada e tive a oportunidade de sanar a minha curiosidade com o esporte e comecei a assistir jogos completos. O interessante era que os narradores da ESPN ajudavam com a explicação das regras. E isso foi me fazendo tomar gosto, porque eu comecei a entender a dinâmica do jogo.

Por quanto tempo você assistiu antes de tentar jogar?

Poucos meses. Dois ou três, talvez. O surgimento do Juiz de Fora Mamutes foi bem próximo à minha "iniciação" no futebol americano.

Com qual frequência?

Assistia um a dois jogos por semana durante a temporada. Essa quantidade foi aumentando com o passar do tempo, a ponto de assistir jogos pelo Youtube também. Hoje em dia, assisto quase todos os jogos da NFL. Principalmente os do New England Patriots, time que escolhi para torcer. Além do lazer, tenho o compromisso de estudar o esporte para melhorar o meu desempenho dentro de campo.