10 de abr. de 2014

Não deu para o Botafogo

Não era o que a torcida botafoguense esperava na volta a Libertadores após 18 anos. Mesmo com todos sabendo da dificuldade do jogo diante do San Lorenzo na noite desta quarta-feira (9), no estádio Nuevo Gasometro, ainda restavam esperanças para a classificação do Botafogo, mesmo depois do fiasco dentro de casa diante do Unión Española. A equipe podia jogar até por um empate, mas não teve calma e foi presa fácil para os atuais campeões argentinos, que passaram sufoco para se classificar, mas não para vencer o alvinegro, por tranquilos três gols a zero. Isso porque o San Lorenzo precisava superar o Independente Del Valle no saldo de gols, e com o jogo frenético entre os equatorianos e o Unión Española, a vaga foi mudando de mãos por diversas vezes, mas ficando no fim com a equipe argentina.
Foto: Assessoria San Lorenzo
Dominando desde o início a posse de bola e o campo de defesa da equipe carioca, o San Lorenzo não demorou também para começar a chegar ao gol de Jefferson. A primeira oportunidade dos argentinos, aconteceu aos sete minutos, em cabeçada de Matos que raspou a trave botafoguense. O ataque dos mandantes pareceu acordar o alvinegro. Que até chegou a equilibrar o jogo e também levar perigo ao gol do rival. Wallyson arriscou da entrada da área um chute colocado que levou muito perigo ao gol do arqueiro Torrico. E precisamente quando o Botafogo tentava ficar com o domínio do jogo veio a explosão de alegria no estádio argentino. Villalba em um chute quase que da intermediária conta com o desvio de Julio César que tira qualquer chance de defesa de Jefferson, inaugurando o marcador. O gol parecia ser o que a equipe da casa precisava, com mais tranquilidade seguiu no ataque e quase ampliou em boa jogada de Correa, que finalizou a esquerda da baliza, no entanto, foi com o um a zero que o primeiro tempo se encerrou.
O começo do segundo tempo até ameaçou ter uma cara e um destino diferente para o Botafogo. A equipe carioca em menos de cinco minutos chegou duas vezes próximo ao gol de Torrico. Mas não passou disso, até porque logo aos oito minutos os donos da casa ampliaram. Airton furou bizarramente e deixou a bola limpa para Piatti que da entrada da área chutou no canto, fazendo dois a zero. O Botafogo até tentou mais uma reação, mas Wallyson em belo giro foi parado por Torrico, que fez bela defesa. Foi o golpe final para o Botafogo, que a partir daí não teve mais forças de reagir. Porém, o adversário do San Lorenzo a essa altura não estava mais na Argentina, e sim no Chile, onde ocorria o outro jogo do grupo 2. Precisando de mais um gol para se classificar, os mandantes foram para o ataque em busca do tento. E foi só a dois minutos do tempo regulamentar, que ele veio. Piatti novamente, recebeu a bola isoladamente dentro da área e sem grandes dificuldades, chutou forte para fechar o marcador e dar a vaga ao clube do Papa Francisco.
O San Lorenzo ficou com a segunda posição do grupo 2, sendo o primeiro colocado da chave o Unión Española, e agora espera os jogos de hoje (10) a noite para conhecer seu adversário nas oitavas de final. Já o Botafogo, ficou com a lanterna do grupo e agora só volta a campo no dia 20, diante do São Paulo, no estádio do Morumbi, já pelo Campeonato Brasileiro.

João Pedro Almeida