17 de jun. de 2014

De virada, Bélgica vence Argélia na estreia do Grupo H


Bélgica e Argélia estrearam pelo Grupo H da Copa do Mundo. Para quem esperava um show dos belgas, que possui um elenco com nomes pomposos, teve de se contentar com uma atuação apática e com uma vitória dramática. A Argélia saiu na frente com gol de pênalti de Feghouli. Os belgas apenas viraram no segundo tempo, com gols de Fellaini e Mertens, ambos vindo do banco de suplentes.

A Bélgica lidera o Grupo H com três pontos. Rússia e Coreia do Sul estreiam logo mais, às 19hrs. O próximo adversário da seleção belga é a Rússia, no domingo (22), às 13hrs, no Maracanã. Já a Argélia, enfrenta a Coreia do Sul às 19hrs, no Beira-Rio. 

No primeiro tempo, a novidade foi que a Argélia não esperou a Bélgica em seu campo. Pelo contrário. Na esquerda, de onde saíram as principais jogadas dos africanos, o atacante Mahrez e o lateral Ghoulam levaram vantagem sobre De Bruyne e Alderweireld. Foi por esse lado que o primeiro gol da partida saiu. Aos 25 minutos, após cruzamento de Ghoulam, Vertonghen fez pênalti em cima de Feghouli. Ele mesmo cobrou e abriu o placar.

A Bélgica bem que tentou ir para cima. Mas simplesmente não encontrou espaços.A seleção estava lenta, sem criatividade. Witsel foi o melhor em campo. Tentou duas vezes, mas o goleiro M'bolhi fez duas boas intervenções.

Na volta do intervalo, a Bélgica voltou melhor. Hazard estava querendo jogo, mas a defesa argelina não dava condições. Aos 12 minutos, Lukaku deixou o campo para a entrada de Origi. Chadli, também fraco, saiu para entrar Mertens. A pressão belga começou a fazer mais efeito na metade final da partida. Origi perdeu um gol incrível, em grande defesa de M'Bolhi.

Aos 25 minutos, o meia De Bruyne cruzou a bola na área, Fellaini, que entrou no lugar de Dembélé, desviou de cabeça, a bola bateu na trave e entrou: era o empate e o alívio dos belgas. Pouco tempo depois, Feghouli reclamou de falta, mas perdeu a bola e no contragolpe a bola chegou aos pés de Hazard. Arrancou pelo meio, viu Mertens aberto pela direita e rolou. O meia chutou forte e fez o gol da virada. Comemoração de um lado, tristeza do outro.

No final da partida, o goleiro argelino apareceu mais uma vez. Após cruzamento de Vertonghen, Fellaini cabeceou, mas o arqueiro fez uma boa defesa. Fim de jogo!