17 de jun. de 2014

Os sul-americanos na Copa - 1ª rodada

Copa do Mundo 2014 acontecendo no Brasil. América do Sul. Sim, isso todo mundo já sabe. Mas uma coisa que vem destacando é a força das torcidas dos nossos vizinhos colombianos, argentinos e chilenos. Empurrados por viajantes malucos por futebol que enfrentaram horas e horas de estradas ( a maioria chegou ao país por terra), as três seleções venceram e vão para a segunda rodada com a certeza que a classificação para as oitavas de final está próxima.
Próxima invasão argentina: Mineirão, sábado contra o Irã
A Argentina, depois da difícil vitória contra a Bósnia, ajusta os detalhes para a partida contra os iranianos em Belo Horizonte. Sabella pretende colocar no time titular o quarteto ofensivo formado por Messi-Dí María-Aguero-Higuaín, que deu uma maior mobilidade ao time no domingo. 
Os chilenos vão para o Rio de Janeiro para torcerem contra a Espanha
Na Colômbia, Jose Pekerman pretende manter a equipe titular que jogou muito bem na estreia por 3 a 0 contra os gregos. O técnico chileno Jorge Sampaoli afirmou que a superação será a principal força chilena para enfrentar e vencer os espanhóis. Os chilenos com uma vitória, além de confirmarem a vaga nas oitavas, podem decretar a eliminação precoce da atual campeã mundial.
Os 40 mil colombianos agora rumam para Brasília 
Entretanto, as outras duas seleções sul-americanas presentes no Mundial não obtiveram êxito em suas estreias. Tanto Uruguai e o Equador foram derrotados e mostraram um futebol bastante fraco. A Celeste, juntamente com a campeã mundial Espanha, é considerada a decepção da Copa até aqui. A vitória da Costa Rica ligou o alerta para os uruguaios. A torcida que não lotou o Castelão no sábado, segue insegura e parece não estar muito confiante numa vitória contra Inglaterra em São Paulo, na quinta-feira. 

Os equatorianos foram ao Mané Garrincha no domingo contra a Suíça, cantaram, mas mesmo com a presença maior no estádio, a seleção, que começou vencendo, tomou uma virada marcante nos últimos minutos. O alento é que na segunda rodada enfrentam Honduras considerada a equipe mais fraca do grupo E. A expectativa é que os equatorianos invadam Curitiba e levem a força que sua seleção necessita para uma vitória que a colocaria viva na competição.
A Copa de 2014 está cheio de histórias marcantes. Uma delas é mostrar ao mundo a paixão que os países sulamericanos possuem pelo futebol, Suas torcidas barulhentas, com muita paixão e amor são os destaques de uma competição que vai chegando ao fim da primeira rodada. A nossa sorte é que anda há muita bola pra rolar e mais festa está por vir.