16 de abr. de 2015

A História do Pré Brasileirão - Parte VI – Os atrasados do Brasileirão

Se outros grandes do futebol brasileiro, como Santos, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Inter e Grêmio iniciaram suas histórias em Campeonatos Brasileiros ainda na Taça Brasil, com Corinthians e São Paulo a situação foi diferente.
Os rivais paulistas tiveram sua primeira participação em campeonatos nacionais apenas no Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967. Isso porque a Taça Brasil, primeiro “modelo” de Campeonato Brasileiro, dava vaga apenas aos campeões estaduais e campeões das disputas anteriores. E como o estado de São Paulo nos anos 60, vivia um domínio intenso do Santos de Pelé, e o único clube paulista capaz de parar o alvinegro praiano nesta época foi o Palmeiras, Corinthians e São Paulo acabaram não tendo a oportunidade de disputar a Taça Brasil, iniciando sua caminhada no Brasileirão apenas no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, campeonato que abrangia os principais clubes do país, sem necessariamente a conquista de uma vaga.


O Corinthians teve um início dos mais alucinantes. O primeiro jogo do alvinegro em Campeonatos Brasileiros foi simplesmente diante do Palmeiras, maior rival do clube, e foi com derrota. 2 a 1 para o alviverde. Contudo, foi o único revés do time na fase inicial, onde terminou líder do seu grupo, à frente do Internacional. No quadrangular final, o Timão não conseguiu repetir o bom desempenho, e terminou seu primeiro torneio nacional na terceira colocação.
Já o São Paulo não teve uma grande campanha em sua estreia. Assim, como o rival, também começou sua trajetória com derrota por 2 a 1, só que para o Bangu. No decorrer do campeonato, o tricolor paulista não se acertou e conquistou apenas três vitórias, ficando na quinta colocação do Grupo A, o mesmo do Corinthians, e sendo eliminado ainda na fase inicial.
Se a estreia da equipe de Parque São Jorge foi melhor, quem conquistou primeiro um título nacional foi o São Paulo. Ao vencer o Atlético-MG na final, em 1977, os comandados de Rubens Minelli levaram o primeiro Campeonato Brasileiro para o Morumbi. O Corinthians só viria a conquistar seu primeiro Brasileirão em 1990, ao vencer o próprio São Paulo na grande decisão.
Apesar do “atraso”, hoje Corinthians e São Paulo são dois dos maiores campeões brasileiros, com cinco e seis títulos, respectivamente, o que comprova a grandeza e a força de dois dos maiores times do país.



João Pedro Almeida