17 de abr. de 2015

Após mais polêmicas, Botafogo e Fluminense se enfrentam no Engenhão em busca da vaga na final do Carioca

Após uma típica semana do Carioca, com polêmicas, Botafogo e Fluminense se enfrentarão neste sábado (18), às 18h30, para decidir o primeiro finalista do Campeonato Carioca de 2015. A partida ocorrerá no Engenhão, palco de conquistas recentes do tricolor e de uma final de Campeonato Carioca entre as duas equipes, com vitória do time das Laranjeiras.

O jogo foi alvo de dois importantes acontecimentos. Em tais momentos, foi mostrada a diferença de tratamento entre os aliados da FERJ, e os que são contrários à entidade. Primeiramente, o Botafogo entrou com pedido para que jogasse o jogo no Engenhão, ao invés de no Maracanã, uma vez que seria seu mando. A Federação, que em outras oportunidades mudou jogos, inclusive dois do Fluminense, alegando que os clubes não tinham mando, e sim a FERJ, acatou o pedido e retirou o jogo do Maior do Mundo.

O segundo caso, é mais jurídico do que ligado às quatro linhas. Fred, principal jogador do Fluminense, foi expulso ainda na primeira fase, no clássico contra o Flamengo. O julgamento, ocorrido na quarta-feira (15), culminou com a suspensão do atacante tricolor por dois jogos, com detração do duelo contra o Madureira, no qual ele cumpriu uma partida. Dessa forma, ele estaria suspenso do clássico com o alvinegro, mas em caso de sucesso do Flu, jogaria uma eventual final. Entretanto, dada a importância do jogador, o departamento jurídico do tricolor tentou um efeito suspensivo, que foi prontamente negado, sem tempo hábil para que o Fluminense tentasse em outra instância. Assim, o atacante está fora da partida decisiva.

Falando do que mais interessa, futebol, os times chegam em condições bem diferentes para o clássico. Nas Laranjeiras, apesar do suspense por conta do desfalque Fred, o técnico Ricardo Drubscky teve a semana inteira livre para treinar o Flu. Dessa forma, ele pode preparar a equipe para ausência do seu artilheiro. Fred é o único desfalque tricolor, que conta ainda com o retorno de dois importantes jogadores, que cumpriram suspensão na última partida: Welligton Silva e Kenedy, além da provável volta do zagueiro Marlon, que sentiu lesão antes da última partida. Assim, o Time de Guerreiros deve jogar com: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Marlon, Gum e Giovani; Edson, Jean, Gerson e Vinicius; Kenedy e Lucas Gomes. Marlone corre por fora na briga pela vaga que deve ser de Lucas Gomes, e Wagner segue barrado, pois Vinicius vem indo bem.

Já no Botafogo, o técnico Renê Simões teve seu trabalho prejudicado por ter jogado um importante jogo no meio de semana, pela Copa do Brasil. O alvinegro passou sufoco em parte do jogo, mas garantiu a classificação. O Bota, que já tinha desfalque do goleiro titular da seleção Jefferson e do zagueiro Roger Carvalho, não deve ter grandes surpresas na escalação. O time deve ser formado por: Renan; Gilberto, Alisson, Renan Fonseca e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Elvis e Tomas; Jobson e Bill. Há também a possibilidade da entrada de Gegê ou Diego Jardel. Willian Arão, em boa fase, após marcar nos dois últimos jogos, é uma das esperança de gol do técnico Renê Simões.


Na partida deste sábado (18), a vantagem que no começo era do Botafogo, se inverteu. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1, o Flu joga pelo empate. O alvinegro precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a vaga. Uma derrota do tricolor por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis. Vale lembrar que ambos os times chegaram a treinar cobranças antes do jogo. Apesar da vantagem, o Fluminense deve manter sua característica de tentar controlar o jogo, mas sem desprezar o contra-ataque. Já o Botafogo, deve tentar explorar a falta de velocidade da defesa tricolor e a ausência do atacante Fred para vencer a partida e conseguir a classificação para a grande decisão.


Por: Bernardo Machado (@bengmachado)