17 de abr. de 2015

Quatro anos depois as semifinais do Paulistão se repetem. E o que mudou?

Em 2011, as semifinais do Campeonato Paulista tiveram Palmeiras e Corinthians de um lado e São Paulo e Santos do outro, com os alvinegros se dando bem e alcançado a final, que seria vencida pela equipe praiana mais tarde. Quatro anos depois o chaveamento se repete, e mudanças foram o que não faltaram nesse período, na vida dos quatro maiores times de São Paulo.
As duas semifinais, a princípio, contarão apenas com um remanescente de cada lado. Entre tricolores e alvinegros, os mantidos são Rogério Ceni e Elano, e do lado de palmeirenses e corintianos, os remanescentes são Valdívia e Ralf. O que já prova que até na escalação as mudanças estão mais que evidentes.


Em 30 de abril de 2011, o Santos venceu o São Paulo por 2 a 0 em pleno Morumbi, com verdadeiro show de Elano, Neymar e Ganso, eliminando o rival e continuando na luta pelo bicampeonato. 
Hoje, Paulo Henrique Ganso trocou de lado e atua no tricolor, assim como até alguns dias atrás Muricy Ramalho tinha o mesmo caminho, já que treinava o Santos na ocasião, mas foi demitido do São Paulo no fim da fase de classificação este ano. Os santistas hoje não contam mais com Neymar, que na época começava a viver seu auge e liderava o alvinegro em suas partidas, porém, com Robinho e Lucas Lima, este ano o Santos continua mostrando um futebol rápido e ofensivo. Já o time do Morumbi sofreu mudanças ainda mais radicais. Alguns dos atletas do tricampeonato brasileiro, como Dagoberto e Miranda, ainda faziam parte da equipe, no entanto, vinham em decadência comparando-se aquela ótima equipe de 2006, 2007 e 2008. Atualmente, o time tem como destaques Ganso e Pato, que entre atuações boas e ruins, ainda buscam a confiança da torcida e tem nesta semifinal a grande chance de se firmarem como líderes do elenco tricolor.


Já Palmeiras e Corinthians se enfrentaram no dia 1º de maio de 2011, e proporcionaram um verdadeiro duelo. Em jogo de extrema tensão e decidido somente nos pênaltis, o alvinegro venceu o rival e se garantiu na final diante do Santos. 
O ano de 2011 iniciou-se da pior maneira possível para o torcedor corintiano, com a eliminação na fase preliminar da Copa Libertadores, diante do Tolima, contudo, o resultado provocou uma verdadeira mudança dentro do clube, que se reformulou e venceu tudo nos anos seguintes. Este ano, a vida corintiana está bem diferente, o alvinegro vem sendo considerada a melhor equipe brasileira atualmente e está invicto na temporada. O palmeirense também está bem mais animado com o time atual, comparado à época. Em 2011, a equipe vinha de uma campanha mediana no Brasileirão, ficando apenas no meio da tabela, e tinha um time inferior aos de costume, o que se comprovou mais tarde com mais uma campanha ruim no campeonato nacional. Hoje, o elenco é forte, totalmente remontada e anima o torcedor, que a tempos não vê um time competitivo com o que vem se formando, e tem a esperança de ver sua equipe reviver as glórias do passado.
Se os resultados se repetirão ou os derrotados de quatro anos atrás terão sua vingança ainda não é possível saber. A única certeza é que tanto neste fim de semana, quanto nos jogos finais, mais duelos para a história estão por vir, e o torcedor apaixonado que é, viverá grandes emoções.

João Pedro Almeida