O Salgueiro vem fazendo história na sua pequena trajetória no futebol pernambucano. O Carcará surpreendeu o Leão na tarde deste domingo com o empate em 1 a 1 na Arena Pernambuco. Tendo a vantagem de perder por até um gol, o Salgueiro soube se portar em campo. Diego Souza abriu o placar para os rubros negros em uma bela cobrança de falta. No fim do segundo tempo, em um contra-ataque mortal, Valdeir selou a classificação inédita de um time do interior para a final do Pernambucano. O Carcará encara o Santa Cruz na decisão do estadual.
Por outro lado, o Sport favorito desde do início do campeonato, irá disputar uma improvável disputa de terceiro lugar contra o Central. O duelo vale uma vaga na Copa do Nordeste 2016.
 |
Luciano fechou o gol no duelo contra o Sport |
Diferente do jogo do meio de semana contra o Flamengo, o Salgueiro entrou com outra postura e dificultou as ações para o time do Sport. Com superioridade em campo, o Leão não transformou a sua superioridade em chances de gol. O primeiro a tentar foi Neto Moura, que soltou uma bomba para Luciano fazer brilhante defesa e depois Ewerton Páscoa que de cabeça não assustou o goleiro salgueirense. O Salgueiro arriscava em chutes de longa distância, mas nada que assustasse o goleiro Magrão. Porém, se não dava com a bola rolando, a opção foi tentar na bola parada. E deu certo. Diego Souza, em cobrança de falta perfeita, abriu o placar para o Leão. No fim do primeiro tempo, ainda deu tempo de Felipe Azevedo, sozinho dentro da área, de frente com Luciano, perder um gol feito. Jogou como zagueiro e chutou a bola para longe.
O tempo ia passando e o Sport não conseguia impor o ritmo necessário para alcançar a vitória. O Salgueiro abdicou de atacar e passou a se defender. Eduardo Baptitsa pôs Mike, Samuel e Joelinton. O terceiro sumiu em campo. Élber era o jogador mais perigoso do Leão, que martelava e não conseguia encontrar o caminho do gol. O Salgueiro foi inteligente e preparou o seu melhor golpe para o final. Contra ataque mortal, Pio serviu Valdeir que de frente para Magrão bateu se chances para o arqueiro rubro negro. Ainda deu tempo pro lateral Vítor ser expulso.
O Salgueiro vai conquistando resultados expressivos para o futebol do interior. Em 2011, disputou a Série B, após um acesso memorável na Curuzu, em Belém. Em 2013, chegou nas oitavas de final da Copa do Brasil, sendo a melhor campanha de um time do interior de Pernambuco. Em 2015, avançou às quartas de final do Nordestão e agora garante a presença inédita na final do Estadual.