14 de mai. de 2015

Com nova formação, Grêmio vence CRB e avança na Copa do Brasil

O Grêmio visitou o CRB, no início da noite dessa quarta-feira, no estádio Rei Pelé, na cidade de Maceió, pela segunda fase da Copa do Brasil, e saiu de campo classificado após uma vitória por 3 a 1, com dois gols de Pedro Rocha e um de Luan pelo lado do tricolor gaúcho, enquanto Maxwell descontou para o time da casa.

Diante do CRB, o treinador gaúcho Luiz Felipe Scolari surpreendeu e escalou o Grêmio com uma nova formação: Júnior entrou na lateral esquerda e Marcelo Oliveira formou um trio de volantes com Walace e Maicon. Com isso, os armadores do elenco gremista, Douglas e Lincoln, iniciaram a partida no banco de reservas. No comando do ataque, Pedro Rocha, que desde o início do Campeonato Gaúcho não havia ganho mais oportunidades, foi titular.

Em um jogo que teve dois tempos distintos, as escolhas do técnico Felipão deram resultado na primeira etapa. Sem muita posse de bola mas com movimentação e velocidade, principalmente nas figuras de Luan e Pedro Rocha, o Grêmio construiu sua vantagem e deu a impressão de que iria golear. Primeiro, Giuliano deu passe para Luan, que invadiu a área e bateu na saída do experiente goleiro Júlio César, abrindo o placar. Depois, Maicon deu passe para Pedro Rocha na entrada da área, o atacante girou e bateu, sem chances de defesa, fazendo o segundo gol do tricolor gaúcho. Ainda no primeiro tempo, Luan fez grande jogada individual, mas parou em boa defesa de Júlio César, no rebote, o arqueiro do time alagoano evitou o gol de Giuliano, mas a bola sobrou novamente nos pés de Luan, que encontrou Pedro Rocha livre, que só teve o trabalho de empurrar para o gol aberto e marcar seu segundo gol na partida, o terceiro do Grêmio.

Já na segunda etapa, o Grêmio se acomodou, e o CRB, que estava sendo eliminado, já não tinha mais nada a perder, e na base da vontade passou a levar perigo. Na troca do experiente centroavante Zé Carlos, ex-Criciúma, pelo também atacante Daniel Cruz, a equipe ganhou em movimentação e cresceu na partida. E o Grêmio, que chegou a ter quatro volantes em campo devido às trocas de Felipão, pagou o preço. Em cobrança de lateral para a área, Daniel Cruz ganhou da zaga gremista, bateu cruzado, Maxwell se antecipou a Matías Rodríguez e descontou para o CRB. Era necessário mais um gol para os alagoanos evitarem a eliminação logo na primeira partida, mas ele não veio. Luan e Everton ainda perderam duas chances de transformar a vitória gremista em goleada, mas a classificação foi garantida.

Pedro Rocha (centro) foi a surpresa e o destaque da vitória gremista.

Na próxima fase da Copa do Brasil, o Grêmio encara o Criciúma, mas antes joga pelo Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba. Já para o CRB sobrou apenas a disputa pela Série B até o final da temporada, e seu próximo desafio será contra o Botafogo, fora de casa.

@RenanDelari