29 de jul. de 2015

Defendendo um tabu de dez anos, Atlético recebe São Paulo no Mineirão

Há seis anos Atlético e São Paulo não se enfrentam no Mineirão. Por tanto, o reencontro do duelo que já decidiu um Campeonato Brasileiro, em 1977, com o Gigante da Pampulha está marcado para esta quarta-feira (29), às 22h. A partida vai marcar também a estreia do terceiro uniforme do Galo, que será todo preto.

A última vez que Atlético e São Paulo se enfrentaram no Mineirão foi no dia 16 de julho de 2009. Na ocasião, o Galo venceu por 2 a 0, com gols de Diego Tardelli, que aproveitou uma falha do hoje selecionável Miranda, e Serginho, hoje no Vasco. Curiosamente, na época a equipe alvinegra também defendia a liderança do Campeonato Brasileiro.

Diego Tardelli marcou um dos gols da última partida entre Atlético e São
Paulo no Mineirão (Foto: Reprodução/GloboEsporte.com)
Apenas um jogador que entrou em campo neste jogo vai participar do duelo desta quarta-feira à noite: Marcos Rocha. O lateral entrou no segundo tempo, no lugar de Serginho. Rogério Ceni não atuou pelo São Paulo devido a uma lesão e teve como substituto o Denis, que vai integrar o banco de reservas são-paulino nesta noite.

O São Paulo vem de um longo período sem vencer o Atlético em Belo Horizonte. A última vitória do Tricolor sobre o Galo, no Mineirão, foi no dia 2 de fevereiro de 1991. Na ocasião, Eliel, duas vezes, e Flávio Paiva marcaram os gols da goleada são-paulina sobre a equipe alvinegra, por 3 a 0.

Após este duelo, o São Paulo voltou a golear o Atlético em Belo Horizonte. No dia 17 de outubro de 2004, o Tricolor aproveitou a má fase alvinegra e venceu o Galo por 5 a 0, no Independência. Os gols desta partida foram marcados por Grafite, três vezes, e Danilo, duas vezes.

Em 2010 e 2011 o São Paulo voltou a vencer o mandante Atlético, mas as partidas não aconteceram em Minas Gerais, pois o Mineirão e o Independência estavam em reforma para a Copa do Mundo. Em 2010 a vitória Tricolor foi no Ipatingão, em Ipatinga, por 3 a 2; já em 2011 o duelo foi realizado em Sete Lagoas (MG), na Arena do Jacaré, e os são-paulinos comemoram o triunfo por 1 a 0 – o gol deste jogo foi marcado pelo Casemiro, que hoje está no Real Madrid.

Deixando o passado de lado e voltando ao presente, para o duelo desta noite o técnico Levir Culpi não confirmou a equipe, mas deve mesmo sacar o meia Dátolo para a entrada de Cárdenas. Já o técnico são-paulino, Juan Carlos Osório, não deu pistas da escalação. O treinador conta com o retorno de Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano, que estavam suspensos. O primeiro tem vaga assegurada no meio-campo, enquanto o segundo disputa a posição com Centurión.

ATLÉTICO X SÃO PAULO

Ficha técnica

Atlético: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Giovanni Augusto e Cárdenas; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi

São Paulo: Rogério Ceni; Rafael Tolói, Rodrigo Caio e Lucão; Thiago Mendes, Hudson, Michel Bastos, Paulo Henrique Ganso e Carlinhos; Alexandre Pato e Luis Fabiano (Centurión). Técnico: Juan Carlos Osório


Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015
Data e hora: 29 de julho de 2015 (quarta-feira), às 22h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PR)
Auxiliares: Bruno Boschillia (PR) e Márcio Gleidson Correia Dias (PA)