O atacante subiu já com status de estrela para o time profissional, pouco depois da venda de Neymar para o Barcelona, e parecia confirmar as expectativas sobre ele. Tanto que especulou-se a época uma proposta milionária do Tottenham por seu futebol. Porém, aos poucos o jogador foi diminuindo seu rendimento, perdendo espaço e acabou rescindindo seu contrato com o Santos.
O Cruzeiro, então campeão brasileiro e rumo ao bicampeonato, contratou Neilton, contudo, com o time muito bem encaixado pelo treinador Marcelo Oliveira, não teve espaço e pouco atuou com a camisa celeste, fazendo apenas 9 jogos, com um gol marcado. O jogador ficou encostado no time mineiro por quase um ano, até que neste mês de julho, o Botafogo resolveu dar uma nova chance ao atleta.
O time da Estrela Solitária adquiriu Neilton por empréstimo junto ao Cruzeiro até o fim da temporada e espera que o atleta demonstre ao menos um pouco do que dele se esperava.
Por se tratar de um empréstimo, caso o atacante se destaque deverá retornar ao time celeste, mesmo assim, ajudando o Botafogo a conquistar o acesso poderá ajudar tanto o clube carioca, quanto a si mesmo, não para ser um novo Neymar, mas para ter uma verdadeira chance de aparecer para o futebol.
João Pedro Almeida