3 de out. de 2015

Fred: 7 de seus 32 anos de vida dedicados ao Flu

Fred comemora neste sábado (03), 32 anos de vida. E, há sete anos, tem sua história de vida confundida com a história do Fluminense. E, o Plantão do Futebol, resume alguns momentos do camisa 9 no Tricolor Carioca.

Era 6 de março de 2009, Fred chegara do Lyon recebido com grande festa nas Laranjeira. Contudo, uma grave lesão o tirou de 19 partidas. O que parecia uma contratação perdida, Fred se recuperou e começou a escrever sua história no Flu. Ao retornar, comandou a sequência de jogos que salvou o Tricolor de mais um rebaixamento em sua história. A campanha memorável em que o time carioca chegou a ter 99% de chances de rebaixamento iniciou a caminhada do capitão tricolor.

Fred comandou "campanha do milagre" em 2009
Em 2010, Fred conquistou seu primeiro título com a camisa do Flu. Porém, o ano que parecia ser de afirmação, assim como foi para o time, foi de aflição para o camisa 9. Mais uma lesão. E, o atacante foi discreto na campanha da equipe comandada por Muricy Ramalho. Contudo, não menos importante. Fred começaria a ser decisivo em 2011. Nenhum título, mas com 34 gols. Fora de campo, o jogador chegou a ser perseguido por um grupo de torcedores e quase saiu do Flu. Quase. Ainda bem. O ano seguinte reservaria muitas alegrias.

2012 é um ano ainda vivo na memória de todos os tricolores. O título carioca era o início do que seria o melhor ano de Fred pelo Tricolor. O Brasileiro, na sequência, o consagrou como artilheiro e melhor jogador do campeonato. Tetracampeonato do Clube.

Decisivo no Tetracampeonato do Flu, Fred comemora título

Em 2013, Fred dividiu suas atenções com a Seleção Brasileira. Se por um lado foi artilheiro e campeão da Copa das Confederações, por outro viu, lesionado, o Fluminense terminar o Campeonato Brasileiro rebaixado, mas permanecer na Série A por conta de escalações irregulares da Portuguesa e Flamengo.

Sua relação com o Fluminense teve laços fortalecidos quando a situação se inverteu, em 2014. Pela seleção, Fred talvez tenha vivido o pior momento de sua carreira. Viu sua participação na Copa do Mundo chegar ao fim após eliminação desastrosa para a Alemanha, com apenas um gol feito no Mundial. E, suas atuações apagadas lhe renderam o apelido de "cone". Fred respondeu no Campeonato Brasileiro. Artilheiro do campeonato com 18 gols.

Neste ano, depois de o Fluminense romper parceria com sua maior patrocinadora, Fred optou em permanecer no Tricolor. Sua relação conturbada com torcidas organizadas não apaga a sua história no clube nem tampouco diminui sua importância. O artilheiro e capitão da equipe, sem dúvidas, já é um dos maiores ídolos do Fluminense Football Club, e os números não mentem. Confira:
 
Jogos: 260
Aproveitamento: 60,70%
Gols: 168
Média por partida: 0,61%
Títulos: 3 (Brasileiro de 2010, Carioca de 2012, Brasileiro de 2012)
(fonte: Globoesporte.com)
 
No último jogo, Fred comemora gol da classificação
 
Sem sombra de dúvidas, grande parte da torcida Tricolor agradece pelos 7 anos de Flu e parabeniza pelos 32 anos de vida.


Por: Layla Silva (@laylaffc_)