16 de jan. de 2013

Entrevista exclusiva com Rica Perrone


Amigos leitores do blog,

Quem gosta de futebol e acompanha na TV, no rádio e nainternet, não pode deixar de falar de Rica Perrone. Bem ou mal, mas éimpossível deixar de se falar nele.

Um sujeito enigmático, que poucos conhecem seu rosto masmuito sabem de suas crônicas esportivas, Rica é um São Paulino que escrevemuito bem sobre qualquer time, até mesmo os rivais. Que busca sempre sersincero e justo no que pensa e no que fala. Por isso, tantos admiradores.

Por isso, o Blog Plantão do Futebol se orgulha demais emdivulgar aqui a entrevista que Rica Perrone nos concedeu com tanta gentileza,atenção e humildade e repassamos para todos os nossos leitores, fãs de futebol.Com certeza, vocês vão gostar.

P.F: Quando e como você iniciou sua carreira? No início você se espelhou em alguém?

R.P: Acho que fui influenciado por quem eu mais curtia. Mas não chego a me espalhar não. Ouvia muito Milton Neves no rádio, acho ele um gênio do rádio. Na TV sempre fui de Galvão, Cleber, os mais convencionais. Nunca procurei muita alternativa, na real eu nunca ouvi muito a opinião dos outros.

P.F: No início você passou por alguma dificuldade?

R.P: Várias. Mas sem elas você não dá valor.

P.F: Você se arrepende de alguma mudança realizada em sua carreira? Tem alguma meta não alcançada?

R.P: Meta não fiz nenhuma pra carreira. Nunca busquei o caminho basicão, não sonho com tv, não tenho chefe e não quero ter, portanto, meu "plano de carreira" é único e bem original. Rsss Minha meta é uma Ferrari. Ainda não tenho, to longe dela.

P.F: Rica você tem inúmeros seguidores no twitter e no facebook, admiração de muitos, mas uma curiosidade é que você nunca mostrou o rosto. Qual o motivo dessa omissão? É questão de marketing?

R.P: Nada demais. Eu não gosto de fama. Gosto de ser o Ricardo Ribeiro quando eu quiser e ser o Rica quando precisar. Gosto da liberdade de ser alguem conhecido e anonimo quando me convem.

P.F: Você já recebeu proposta para trabalhar na televisão? Se sim, por que nunca aceitou? A TV nunca te seduziu?

R.P: Já, ja trabalhei em uma e me demiti com 2 dias de trabalho. Não suporto tv, acho chato, cansativo, pouco produtivo e acaba com a sua vida pessoal. Não quero. Se um dia eu for ou é por um projeto novo que eu acho muuuuito legal ou porque tão me pagando muito bem pra fazer parte das porcarias que tem hoje naquele padrãozinho quadrado e repetitivo.

P.F: O São Paulo recentemente foi Tri Campeão Brasileiro, Campeão da Libertadores, Campeão do Mundial e virou um espelho para os demais times do Brasil. Porém, desde 2008, ano do último Campeonato Brasileiro conquistado, não ganhou mais nada e hoje entre os grandes, é o que enfrenta maior jejum de títulos. Como torcedor como você analisa isso? Acha que tem algum culpado?

R.P: Olha, ficar 3 anos sem titulo no Brasil é tão normal quanto o Silvio Santos na tv domingo. Acho que as frases são formuladas conforme convem criar a tese. O SPFC ta passando por um periodo normal, inclusive sem se afundar em série B, escandalos, etc, como a maioria passa quando em crise. A culpa? Não sei se da torcida que aceitou todas as merdas em troca de 1x0 ou se os dirigentes que foram se achando Deuses. Com eles ou sem, com Juvenal ou não, o time ia cair de rendimento e viver esse periodo. É do futebol. Não somos Espanhoiis, temos muito time aqui.

P.F: Você é são paulino declarado, mas seus textos, análises, críticas e comentários agradam diversas torcidas dos outros clubes do Brasil. O que acha dessa admiração?

R.P: Legal. Eu me preparo pra comentar um jogo. Entro no clima, torço, tento sentir o que o torcedor sente. Pra alguns isso é "jogar pra torcida", mas eu entendo. As pessoas que me conhecem brigam comigo por nao entender como eu sou assim. Imagina quem não conhece? Eu adoro futebol, bem acima do meu clube.

P.F: No exterior, você tem algum clube que simpatize mais?

R.P: Real Madrid.

P.F: Um fato, é que você não tem papas na língua, essa sinceridade toda já lhe rendeu algum processo dos "zé ongs", como você mesmo denomina?

R.P: Não, claro que nao. Nunca ofendi ninguem e jamais acusei alguem do que não era verdade ou não podia provar. Eu sou polemico pra caralho e não tenho nenhum processo. Será que isso explica a diferença entre o polemico que fala pra aparecer e o que fala o que pensa? Eu tenho muito mais juizo do que pareço ter. Não me meto com quem não posso, não acuso pessoas e não ofendo ninguém. No máximo, devolvo. Mas nunca parte de mim.

P.F: Como ninguém sabe de fato como é o Rica Perrone fisicamente, creio eu que nas ruas ninguém te reconhece, correto? Como é andar por ai e mesmo com milhares de fãs, não ser reconhecido ou assediado?

R.P: Sim. É legal. Eu ja ouvi em rodinhas de bar falando sobre futbol nego me detonando e concordei! Hahahahaah E ja ouvi elogios tb, tendo o prazer de me apresentar em seguida. É divertido. Mais legal são os amigos dos meus amigos. As vezes falam, comentam e um deles diz: "Mas o Rica era aquele gordinho que tava aqui ha 10 minutos comendo pizza conosco ue".

P.F: Você foi blogueiro do Globo Esporte e nesse ano anunciou sua saída. O que aconteceu que acarretou sua saída do portal? Alguma discussão?

R.P: Não. Eles me proibiram de fazer propaganda. Eu não quero parar, gosto mais de dinheiro do que "ser da Globo". Ai eu disse que não dava pra ficar, eles entenderam, sai mais do que na boa. Nem contrato assinei. Alias, não assino nada nunca. Todos os meus patrocinadores tem acordo verbal comigo. Nunca assinei um papel. E nunca descumpri minha palavra. Por isso o papel não significa nada.

P.F: Como você classificaria a atual fase da Seleção Brasileira?

R.P: Em reforma. Vai virar. Não sei se a tempo de 2014, talvez não exatamente por termos uma imprensa que joga contra e por consequencia a torcida. Mas vamos ganhar o ouro em Londres e uma Copa nas proximas 2. Espero que seja em casa.

P.F: Você faria alguma alteração na escalação atual da Seleção Brasileira? Colocaria e/ou retiraria algum jogador do elenco? Estranha algum jogador específico não estar fazendo parte do grupo?

R.P: Fred estaria no meu time. Melhor que o Damião ainda. Acho que Dedé seria titular e o Daniel Alves perderia a posicao. Não acho ele 50% do que dizem. Acho Daniel fruto do Barca entrosado. Um bom jogador, só.

P.F: Estamos em mês de Olimpíadas, está confiante para a medalha inédita do Brasil? O que achou dessa convocação olímpica do Mano?

R.P: Convocação confusa, incoerente. Não gostei dos acima de 23. Mas vamos ganhar. O time é muito forte e sob desconfiança jogamos mais do que com oba oba.

P.F: Para você, hoje, quem é o melhor jogador do mundo?
R.P: Drogba. Porque eu não posso votar no Messi, seria contra meus principios. rssss

P.F: Rica, por favor, deixe um recado aos leitores do Blog Plantão do Futebol.
R.P: Valeu! Abraço! Paz no futebol.

Rica, mais uma vez, obrigado pela atenção e confiança depositada em nós. Ficamos extremamente honrados!

Equipe Blog Plantão do Futebol ( @PlantaoFutebol_ )

Colaboradores: Matheus Leal (@matheusleal1 ) | Marcos Rangel ( @rangelsrn ) | William Rodrigues ( @wiilfer1 )