1 de abr. de 2015

A História do Pré Brasileiro – Parte IV - Eles pararam Pelé e Cia

De 1958 a 1970 o Santos de Pelé dominou o Brasil praticamente na totalidade deste período, porém, alguns verdadeiros guerreiros, e porque não, também artistas, foram capazes de parar esse esquadrão formado na equipe de Vila Belmiro. Até o seu auge, os santistas foram parados por apenas três times, que com certeza terão seus nomes eternamente marcados na história do futebol brasileiro.


O primeiro deles foi logo no primeiro torneio nacional com o peso de um campeonato brasileiro. E o dono da proeza foi o Bahia. O time nordestino que até o encontro com a equipe praiana tinha sete vitórias em onze jogos, precisou de três partidas para derrubar o Santos. Na primeira, em Santos, Pelé até inaugurou o marcador, mas os baianos viraram a partida e venceram por 3 a 2 com um gol aos 44 minutos do segundo tempo, de Alencar. No segundo jogo, na Bahia, Pelé e seus companheiros dominaram o confronto e venceram por 2 a 0. No Maracanã, em campo neutro para o desempate, o alvinegro não contou com Pelé machucado e o Bahia não perdoou, 3 a 1 para o tricolor, e a honra de ser tornar o primeiro campeão brasileiro.
Em 1966 um título para não deixar brecha para qualquer contestação. Os mineiros do Cruzeiro foram implacáveis e não deram chances para os santistas. Com uma sonora goleada no Mineirão, a equipe celeste derrotou o alvinegro praiano por 6 a 2, com três gols de Dirceu Lopes e Pelé expulso. Na volta outra partida espetacular. O Santos abriu 2 a 0 no primeiro tempo, no entanto, Tostão e Dirceu Lopes comandaram uma virada histórica, transformando o resultado em um 3 a 2 que deu o título da Taça Brasil de 1966 ao Cruzeiro.
Tanto na Taça Brasil, quanto no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Santos e Palmeiras não decidiram o título em nenhuma edição, contudo, não pode se deixar de destacar o alviverde paulista nesta história. De 1958 até 1969, o Palmeiras foi o único clube a parar o Santos no Paulistão. Os palmeirenses conseguiram o título em 1959, 1963 e 1966. E o primeiro e o último título dessa lista renderam ao alviverde seus dois primeiros campeonatos nacionais, já que à época apenas o campeões estaduais e o último campeão tinham o direito a vaga na Taça Brasil, e isso juntamente com a brecha do último campeão tanto em 1960, quanto em 1967, serem os dois outros times capazes de parar o Santos de Pelé, os palmeirenses tiveram um caminho mais tranquilo para superar Fortaleza e Náutico, respectivamente, nas decisões, e conquistar o bicampeonato brasileiro.
Foram cinco títulos da Taça Brasil e um Torneio Roberto Gomes Pedrosa conquistados pelo Santos neste período, que só não teve um hegemonia completa graças aos verdadeiros heróis citados acima, que conquistaram a proeza de derrotar um dos maiores time que o Brasil já viu.

Parte I - A Taça Brasil que durou 14 meses
Parte II - Palmeiras bi-campeão brasileiro no mesmo ano

Parte III - A Força do Nordeste

João Pedro Almeida