13 de jun. de 2015

Uruguai estreia na Copa América contra 'africanos' da Jamaica

Neste sábado (13), o Uruguai enfrenta a seleção da Jamaica, pela abertura do Grupo B da Copa América 2015. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), no estádio Bicentenario Calvo y Bascuñan, na cidade de Antofagasta, no Chile. A chave ainda conta com Argentina e Paraguai que se enfrentam também neste sábado, às 18h30, no estádio La Portada, em La Serena.


Como jogar sem Suárez?
Essa é a pergunta que todo fã de futebol uruguaio deve estar se fazendo as prévias da estreia da seleção de seu país nesta Copa América. A derrota pra Colômbia, nas oitavas de final da última Copa do Mundo, demonstrou que a equipe se torna muito mais vulnerável ofensivamente sem a presença de Suárez. E é na falta de seu principal atacante, que o treinador Oscar Tabárez deverá se basear para montar sua equipe. Com duas linhas de quatro, o técnico usará Diego Rolán como companheiro de ataque de Edinson Cavani, em quem depositará suas principais fichas para um bom desempenho não apenas nesta estreia, mas durante toda a competição, usando o atleta do PSG como referência para a armação de jogadas dos meio-campistas e de Rolán. Apesar de não contar com um adversário referencial nesta estreia, este primeiro jogo pode demonstrar se Cavani poderá ou não fazer a torcida esquecer Suárez, nem que seja apenas por algumas semanas.

A força física "africana" como trunfo
Ao falar da Jamaica nesta semana, o atacante uruguaio Cavani cometeu uma enorme gafe ao citar os jamaicanos como "uma equipe muito forte fisicamente, assim como as outras seleções africanas", dando a entender que o país caribenho se localizava no continente africano. Apesar do erro ter tido o destaque maior, Cavani não deixa de estar certo sobre a força física jamaicana. A equipe de Winfried Schäfer tem como principal trunfo a força física, inclusive em seu jogador mais técnico, o meio-campista do Leeds United, Rodolph Austin, e espera ter essa característica como diferencial para começar a competição surpreendendo e quem sabe até sonhar com algo a mais nessa Copa América.

FICHA TÉCNICA

Uruguai x Jamaica
Local: Estádio Bicentenario Calvo y Bascuñan, Antofagasta, no Chile
Data/hora: 13 de junho, às 16h
Árbitro: José Argote (Venezuela)

Uruguai: Muslera, Maximiliano Pereira, Godín, Giménez e Álvaro Pereira; Arévalo Ríos, Carlos Sánchez, Cristian Rodríguez, Nicolás Lodeiro, Edinson Cavani e Diego Rolan. Técnico: Oscar Tabárez.

Jamaica: Duwayne, Gordon, Mariappa, Héctor e Morgan; Watson, Gray, McAnuff e Austin; Mattocks e Brown. Técnico: Winfried Schäfer.

João Pedro Almeida